No dia 4 de abril, às 17 horas, ocorreu a inauguração do Fórum Criminal da Comarca de Rio Branco, situado na Avenida Getúlio Vargas. Além de integrar a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª Varas Criminais e a Vara de Execuções Penais, a nova unidade judiciária também abrigará a sede da Central de Execução de Penas Alternativas – CEPAL, em instalações com espaços e estrutura para melhor atendimento à demanda dos jurisdicionados.
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Izaura Maia, acompanhada do vice, desembargador Pedro Ranzi, recepcionou os convidados na solenidade de inauguração. Em breve pronunciamento, a presidente ressaltou que o novo espaço marca mais uma etapa vencida do projeto de construção, ampliação e reforma dos prédios do Judiciário acreano, iniciado na gestão anterior e mantido como proposta de ação da atual.
Conforme a desembargadora, melhorando as instalações, avançando na informatização e na melhor qualificação de seus quadros, o Judiciário oferecerá uma prestação jurisdicional mais célere e estará devolvendo em bons serviços a contribuição da sociedade, o que fortalece a consciência do dever cumprido.
Após o ato de descerramento da placa inaugural de instalação, realizado pelos desembargadores Izaura Maia, atual presidente, e Samoel Evangelista, ex-presidente, os convidados percorreram as instalações do Fórum, dotadas de melhores recursos estruturais e tecnológicos para as atividades de magistrados e funcionários.