A abertura oficial da 3ª Semana Nacional da Conciliação no Acre acontece nesta segunda-feira (1), às 10h, na Praça do Cidadão do Fórum Barão do Rio Branco, no centro da Capital.
A Direção do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, composta pelos desembargadores Izaura Maia (Presidente), Pedro Ranzi (Vice-Presidente) e Eva Evangelista (Corregedora Geral da Justiça), comandará o início das atividades, oportunidade em que também concederá uma coletiva de imprensa para divulgar a programação do evento e sua importância para o Judiciário.
O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), integra o Movimento pela Conciliação e envolve todos os Tribunais de Justiça dos Estados, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho. O objetivo é tornar a Justiça mais rápida e efetiva, com incentivo à cultura do diálogo e da conciliação.
Este ano, a expectativa do TJAC é realizar mais de 1,7 mil audiências de conciliação. O último boletim da Corregedoria Geral da Justiça informa que até a última sexta-feira, 28, estavam agendadas 1.705 audiências em todo o Estado do Acre, que devem ocorrer até o dia 5 de dezembro, data de encerramento da Semana.
Na primeira entrância da Justiça estadual participarão da Semana da Conciliação as comarcas de Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Acrelândia, Capixaba, Bujari e Assis Brasil, com 182 audiências agendadas.
Já na segunda entrância, participarão as comarcas de Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Xapuri, Plácido de Castro e Senador Guiomard, com previsão de realização de 257 audiências.
A Capital do Estado, Rio Branco, concentrará o maior número de audiências – 1.266, realizando sessões no Fórum Barão do Rio Branco, Juizados Especiais Cíveis, 1º e 2º Juizado Especial Criminal, e Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Para mais informações sobre a Semana Nacional da Conciliação, visite o site do Movimento pela Conciliação – www.conciliar.cnj.gov.br. No Estado do Acre, a atividade é coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça – (68) 3211-5323 – conciliar@tjac.jus.br.
Leia mais:
Spots publicitários sobre conciliação estão à disposição das emissoras de rádio, 28.11.2008
Conciliação: Justiça acreana já tem mais de 1,5 mil audiências agendadas, 27.11.2008