A obra, orçada em R$ 17 milhões, abrigará os presos condenados pela Justiça cujas famílias residem nos municípios do Vale do Acre. Durante a visita, os desembargadores enalteceram a importância da obra, tendo em vista que a nova unidade vai reacomodar parte da população carcerária do Estado.
A penitenciária, cujas obras estão adiantadas e seguem padrão de exigência do Ministério da Justiça, terá capacidade para abrigar 588 detentos. No total, a área construída é de mais de 38 mil metros quadrados.
A unidade prisional contará com bloco educacional composto de seis salas de aula e dois blocos de oficina, que se somam às obras destinadas a programas estaduais e federais com compensação financeira e remissão de pena.
Também participaram da visita a Juíza da Vara Criminal de Senador Guiomard, Luana Campos; os secretários de Estado Eduardo Vieira (Obras Públicas), Cássio Silveira (Ações Socioeducativas) e Leonardo Carvalho, Presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).