A XXII Reunião do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), ocorrida dias 26 e 27 de agosto em Brasília (DF), reafirmou a importância da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) como entidade representativa dos anseios e das aspirações das escolas de magistratura dos estados, conferindo-lhe a necessária legitimidade para que possa desempenhar maior protagonismo na formulação das regras de acesso à carreira da magistratura.
O encontro também ressaltou a necessidade de aprimoramento do atual modelo de seleção e formação de magistrados, que possibilite um acompanhamento mais efetivo, principalmente na fase inicial da carreira, de modo a permitir a identificação daqueles verdadeiramente vocacionados para a magistratura.
Foram discutidos ainda temas como virtualização de processos, consultas à Capes sobre mestrado profissional nas escolas da magistratura, convênios de cooperação, planejamento estratégico, pesquisa científica etc.
Representado a Diretora da Escola Superior da Magistratura do Acre (ESMAC), Desembargadora Eva Evangelista, a Juíza de Direito Regina Longuini, membro do Conselho Consultivo do órgão de ensino, participou da reunião em Brasília.
O próximo Encontro, XXIII Copedem, dar-se-á em Natal, Rio Grande do Norte, e será organizado pela Escola da Magistratura daquele Estado, nos dias 9 a 11 de dezembro de 2010.
Confira a íntegra da Carta de Brasília, documento que sintetiza as principais questões discutidas e deliberações dos participantes da reunião.
Leia mais:
- XXII Copedem reafirma importância da Enfam e destaca a preocupação com o magistrado, 01.09.2010. Reunião do Colégio de Diretores de Escolas da Magistratura ocorreu nos dias 16 e 28 de agosto, em Brasília.