Por ocasião da homenagem do Tribunal de Justiça do Acre aos senhores Arnóbio Marques, Governador do Estado, Edmar Monteiro, Procurador de Justiça, e Romário Célio, Coronel e Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado, realizada no dia 30 de dezembro de 2010, a Desembargadora Miracele de Souza Lopes Borges, em nome da Corte de Justiça Acreana, fez a saudação aos laureados.
A seguir, confira a íntegra do discurso da magistrada.
Excelentíssimos Senhores CHEFES dos PODERES constituídos do ESTADO DO ACRE
Autoridades presentes ou representadas.
Servidores, serventuários, parentes e amigos.
Senhoras e Senhores.
Com esta introdução, em nome dos Membros deste Tribunal, gostaria de registrar a trajetória de cada laureado. Lamentavelmente, o tempo milita desfavorável ao nosso querer. Em pouco menos de dez minutos, é impossível arrolar, descrever o que representam o nosso GOVERNADOR, o nosso PROCURADOR DE JUSTIÇA e o Oficial Comandante Geral da Guarnição deste ESTADO: Falar sobre ARNÓBIO MARQUES ou BINHO MARQUES como carinhosamente o chamamos, haveríamos de volver às suas raízes – sua família ( ao Saudoso Sr. ARNÓBIO, Profª. CLÉLIA, à sua esposa, seus filhos, às suas tias e minhas queridas Professoras CLARICE, CREUZA e CLÍVIA e por que não recordar de nosso amigo de infância – o CLOVIS ).
O tempo é pouco. O caminho é longo. Preferimos, portanto, resumir e dizer a esse pequeno grande homem, reconhecido e conceituado cidadão, homem público, agente político, defensor rigoroso e intransigente da coisa pública, que Vossa Excelência condensou, nestes quatro anos, todos os seus princípios na dignidade da pessoa humana, entregando, como prometeu, MORADIAS para os menos favorecidos pela sorte; deixando obras de grande envergadura e utilidade, entre elas as UPAs as OCAs, como as belíssimas pontes sobre o Rio Liberdade, interligando o Vale do Juruá ao restante do Estado; e a mais deslumbrante “Amadeo Barbosa”, como uma quarta opção valiosíssima para TODOS que aqui morejam; recuperando e construindo hospitais, escolas, centros de lazer, não apenas na Capital, mas em todas as unidades municipais do Acre; trazendo e criando outras opções de vida para os acreanos.
É certo que tudo isto não seria possível realizar se não contasse com os auxiliares de governo que confiou. Ficaríamos o resto do entardecer e a noite descrevendo todos os valores próprios da inesgotável administração que transfere amanhã. É, portanto, exemplificando o trabalho incessante de BINHO MARQUES, ressaltando, por último, este TEMPLO, que somente falta a maquiagem e os apetrechos de beleza, que certamente serão completados durante o primeiro mês de 2011, que estendemos a nossa gratidão, a nossa homenagem, o nosso reconhecimento ao Doutor EDMAR MONTEIRO, este grande administrador do Ministério Público, que fez com que, por não raras vezes, envolver naquele sentimento, graças à DEUS, passageiro, de arrependimento de não ter optado pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DE MEU ESTADO.
Ao Cel. ROMÁRIO CÉLIO, exemplo de hierarquia e disciplina, garantiu não só o patrimônio do Judiciário, como sempre que requisitado, fez cumprir, por seus comandados, as decisões judiciais de primeiro e de segundo graus. A PMAC faz parte do Poder Judiciário, seja pela AUDITORIA MILITAR DO ESTADO, seja pelo pequeno batalhão que serve aos serviços jurisdicionais e aos jurisdicionados.
Aos três homenageados a nossa mais profunda gratidão e reconhecimento.