A Juíza de Direito Zenair Ferreira Bueno Vasques Arantes assumiu nesta sexta-feira (1º) a titularidade da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco, localizada no Fórum Barão do Rio Branco.
A magistrada, que deixa a Vara Cível da Comarca de Xapuri, após quase 10 anos de exercício, foi escolhida durante Sessão do Tribunal Pleno Administrativo, realizada em 8 de junho deste ano. A Corte de Justiça Acreana decidiu, em caráter unânime, promovê-la pelo critério de antiguidade à Entrância Especial.
O ato de assunção, que ocorreu ma manhã de hoje, no plenário do 2º Tribunal do Júri, foi conduzido pelo Juiz Cloves Ferreira, Diretor do Foro da Comarca de Rio Branco, e foi prestigiado pelo Desembargador-Presidente Adair Longuini, pelo Presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Juiz Marcelo Coelho, além de uma dezena de juízes. Também compuseram a mesa de honra o Promotor de Justiça Marcos Galina, que atua na unidade judiciária, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Florindo Poersch.
Após dar as boas-vindas à magistrada, o Diretor do Foro facultou a palavra aos presentes, inclusive aos servidores. “Em nome dos colegas da unida, ressalto à Juíza que iremos prestar um serviço de excelência, que é a função do serventuário da Justiça”, disse Elcilene Araújo, Diretora de Secretaria, em exercício, da 2ª Vara do Júri.
O Presidente da ASMAC, Juiz Marcelo Carvalho, parabenizou a colega e a desejou boa sorte. “A Juíza Zenair Bueno é muito qualificada e está preparada para este novo desafio, afirmo isso não por uma impressão pessoal, mas pelo resultado de seu trabalho na Comarca de Xapuri”, declarou Carvalho.
Representando o Ministério Público, o Promotor de Justiça Marcos Galina também fez questão de recepcioná-la: “Sinta-se bem-vinda, bem-acolhida, desejamos sucesso. Sinta-se confiante no Ministério Público, para que possamos dar maior dinâmica à Vara”.
Último a saldar a juíza, o Presidente do TJAC apresentou os desafios que ela enfrentará, mas também fez questão de encorajá-la na nova fase. "Desejo pleno êxito nessa nova jornada àquela que tem se dedicado tanto e sido exemplo de magistrada e da justiça em nosso Estado", ressaltou o Desembargador Adair Longuini.
Zenair Bueno agradeceu pela oportunidade e o apoio recebido dos colegas nessa nova trajetória. "Agradeço ao TJAC, que me confiou essa tão importante missão. Sinto-me honrada pela presença de todos. Podem esperar de mim com certeza um trabalho bem feito em busca do perfeito, o que não é presunção de minha parte, mas um objetivo. Espero continuar contribuindo com minha experiência para a causa da justiça", ressaltou a Juíza.
Vara virtual
Instalada em 8 de novembro de 2010, a 2ª Vara do Tribunal do Júri processa e julga os crimes dolosos contra a vida e conexos, na forma consumada ou tentada, bem como organiza e preside o 2º Tribunal do Júri.
Ela também tem como competência o processo e o julgamento dos crimes militares praticados por oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Acre e por seus assemelhados.
Quando instalada, a unidade já iniciou suas atividades no formato virtual, com a prática e a comunicação dos atos processuais feitos exclusivamente por meios eletrônicos, assegurando agilidade e economia ao trâmite processual.
Leia mais:
Juíza Zenair Bueno foi promovida à titularidade da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco.
Portarias da Presidência definiram os critérios para provimentos na 2ª Vara do Tribunal do Júri e 1ª Vara da Fazenda Pública.
Medida do Juiz Substituto Gustavo Sirena busca superar a ausência de defensor público para atuar nos feitos da Vara.