Atento ao contexto funcional de seus magistrados e servidores e à importância de se investir na qualidade de vida do seu capital humano, o Tribunal de Justiça vem desenvolvendo há quase dois meses projeto de Ginástica Laboral nas unidades judiciárias da Comarca de Rio Branco.
O objetivo principal do projeto é atuar de maneira preventiva e promover a saúde do trabalhador no seu próprio ambiente laboral, considerando seus inúmeros benefícios ao proporcionar um melhor preparo para a rotina profissional, através de exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos.
Semanalmente o fisioterapeuta Uriel Rodrigo Costa Borges, da equipe do Centro Médico do TJAC, visita as unidades da Capital para executar sessões de ginástica laboral. Conforme o planejamento do fisioterapeuta, para começar bem o dia, as atividades iniciam às 7h e seguem até às 9h, envolvendo magistrados e servidores de todas as unidades.
Às segundas, a atividade acontece nos Juizados Especiais Cíveis; às terças, no Fórum Barão do Rio Branco; nas quintas, na Sede do TJAC; e, às sextas-feiras, no Juizado da Infância e Juventude e no Fórum Criminal. De acordo com o relatório de atividades do primeiro mês de execução do projeto, cerca de 150 pessoas, entre magistrados e servidores, estão participando da programação.
Apesar de a prática ser recente, o público das sessões aprovou a iniciativa e disse que o aumento da disposição e produtividade já é perceptível: “Essa é uma prática que já vem sendo adotada em grandes empresas e fico contente que tenha sido introduzida aqui também”, disse Fátima Soares, uma das participantes.
Satisfeita com a atividade, a servidora ainda fez questão de ressaltar: “gostaria que fosse feito mais de uma vez na semana, pois além da sensação de bem-estar, tenho percebido uma grande melhora na qualidade do meu trabalho”.
A servidora Maria Gomes, que recentemente passou por procedimento cirúrgico na coluna, também partilha da mesma opinião: “não há o que reclamar, os exercícios têm ajudado bastante na minha recuperação e quase não sinto mais dores”.
Ao final das sessões, o fisioterapeuta Uriel Borges expõe uma mensagem positiva para reflexão dos participantes, a fim de que os servidores harmonizem corpo e mente para iniciar bem o dia. Na avaliação do profissional, um dos principais fatores para o desconforto no ambiente de trabalho é a ansiedade.
“Nos últimos meses, doze pessoas foram atendidas no Centro Médico apresentando lesões, sendo a principal delas na cervical (cervicobranquialgia), que é uma tensão no pescoço e nos braços”, relatou o fisioterapeuta. Ele ainda explicou que “cerca de 90% desse tipo de lesão é causada, entre outros motivos, pela ansiedade”, o que demonstra a importância de se praticar exercícios físicos e aprender técnicas de respiração.
Assim, Uriel Borges considera que os “exercícios praticados durante as sessões de ginástica laboral, em sincronia com a respiração abdominal, aliviam as tensões e estimulam a pessoa a desenvolver com vitalidade a sua atividade”.
O projeto de Ginástica Laboral integra o Programa de Saúde Preventiva, desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos, com apoio técnico do Centro de Médico do TJAC e o Escritório de Projetos do TJAC. Também fazem parte do programa os projetos Controle de Pressão Arterial e Diabetes, Prevenção ao Câncer de Colo Uterino, e Campanhas de Vacinação.
Ginástica Laboral e seus principais benefícios
|