O Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça do Acre, encerrou nesta segunda-feira (16) a distribuição de senhas para a primeira edição do Casamento Coletivo em 2012. O evento acontece no próximo dia 4 de agosto, no Ginásio do SESI, na Capital acreana.
No total, foram distribuídas 1.125 senhas e habilitados, até o momento, 720 casais – 36% dos casais que retiraram senhas ainda irão efetivar sua habilitação.
Assim, a partir de agora a equipe do Projeto Cidadão atenderá exclusivamente os casais que já tinham retirado previamente suas senhas, mas ainda não haviam efetuado o processo de habilitação para o casamento.
A coordenação do Projeto Cidadão orienta os casais que ainda não efetivaram o procedimento compareçam na data e horário definidos em suas senhas. O posto de atendimento do Projeto Cidadão, montado no Fórum Barão do Rio Branco, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 27 de julho, data final do período de habilitação.
Documentação
Para se habilitar para participar da cerimônia civil de Casamento Coletivo os casais devem possuir a seguinte documentação:
- Solteiro Certidão de nascimento (original), RG e CPF (original e cópia)
- Divorciado Certidão de casamento com averbação do divórcio, cópia do RG e CPF.
- Viúvo Certidão de casamento, certidão de óbito do cônjuge falecido, inventário de bens, positivo ou negativo, cópia do RG e CPF.
- Menores de 18 anos Certidão de nascimento (original). O noivo menor deverá comparecer acompanhado dos pais. Em caso de pai ou mãe falecido, deve apresentar certidão de óbito. No caso de pais ausentes, presentar consentimento para o casamento por escrito, com assinatura reconhecida em cartório.
Como na edição do ano passado, essa ação do Projeto Cidadão será realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o Sindicato dos Fotógrafos do Acre, e os 1º, 2º e 3º Cartórios de Registro Civil da Comarca de Rio Branco.
Este ano a Cerimônia Civil de Casamento Coletivo acontecerá no dia 4 de agosto (sábado), às 18 horas, no Ginásio do SESI, localizado no Bairro Manoel Julião, em Rio Branco.
Casamento Coletivo
Dos inúmeros serviços prestados pelo Projeto Cidadão, o Casamento Coletivo é um dos mais procurados pela população, já que representa uma forma inteiramente gratuita, rápida e desburocratizada de contrair matrimônio.
Em seus 17 anos de existência, o Projeto Cidadão já promoveu a celebração de mais de 29,4 mil casamentos em todo o Estado.
As edições do Casamento Coletivo integram o calendário anual de atividades do Poder Judiciário, vez que a atividade envolve grande número de participantes. Além dos noivos, seus familiares e convidados participam de uma grande celebração, com direito a decoração especial de casamento, sorteio de brindes e apresentações artísticas.