Está confirmado, começa no próximo dia 26 o Censo Nacional do Poder Judiciário. A pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estará disponível nos sites de todos os Tribunais de Justiça do País, durante 45 dias.
A consulta busca informações sobre o número total de magistrados e servidores que integram o Judiciário, além de descobrir quantos são do sexo feminino ou masculino, quantos são negros, brancos ou indígenas e qual a idade média dos magistrados e dos servidores.
Com o Censo será possível definir e avaliar, com mais segurança, os investimentos em políticas de recursos humanos de acordo com a necessidade e peculiaridades de cada local, já que a pesquisa também permitirá comparações entre os tribunais brasileiros.
A pesquisa sobre o perfil do servidor da Justiça é um projeto que já havia sido iniciado pelo TJAC, mas com a informação de que seria realizada pelo CNJ, a presidência decidiu aguardar a realização do Censo nacional.
Quem participa
Magistrados, servidores efetivos e os servidores requisitados de outros poderes para o Judiciário deverão participar do Censo.
Quem é servidor do judiciário, mas foi cedido para outro poder não precisará participar da pesquisa. O mesmo vale para os estagiários e profissionais terceirizados.
Apenas 5 minutos
De acordo com o CNJ, o tempo estimado para o preenchimento do questionário do Censo é de 5 minutos. Os dados fornecidos serão mantidos em sigilo de forma que não haverá a identificação dos participantes e os resultados serão divulgados genericamente.