A Escola do Poder Judiciário (Esjud) encerrou nessa quarta-feira (4) a oficina pedagógica com o tema “Avaliação”, ministrada pela professora adjunta da Universidade Federal do Acre (Ufac), Edinacelí Damasceno. A ação, dirigida aos facilitadores que atuam na Esjud, marca o encerramento das atividades no ano de 2013.
A atividade representa o 3º módulo do cronograma de oficinas pedagógicas realizadas durante o ano. A primeira oficina, com o tema “A importância da Esjud na modernização do Poder Judiciário”, foi ministrada pelo juiz de Direito Laudivon Nogueira, no mês de abril deste ano. Já a segunda oficina, realizada em julho, foi ministrada pelo professor doutor Mark de Carvalho, com o tema “Aspectos conceituais e orientações metodológicas sobre organização do trabalho docente e do processo de ensino”.
Dentre o conteúdo programático abordado nesta terceira etapa estão os diferentes significados da avaliação, relação funcional entre os objetivos e a avaliação, práticas avaliativas no ensino presencial e tipos, técnicas e instrumentos de avaliação.
Os principais objetivos da atividade são o reconhecimento das mudanças e as tendências nas concepções e enfoques de avaliação da aprendizagem e suas implicações para o processo formativo, a compreensão do conceito de avaliação a partir de seus diferentes significados, além da análise da relação entre avaliação e objetivos de ensino, identificando os princípios que contribuem para uma avaliação mais eficaz.
As oficinas pedagógicas realizadas pela Escola também buscam atender à necessidade cada vez mais presente nas escolas judiciais de desenvolver competências inerentes ao processo de ensino e à prática docente, tendo em vista a missão institucional dessas unidades de formação, que é preparar, formar e aperfeiçoar servidores e magistrados.
A oficina é ministrada pela professora adjunta do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Ufac. Mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela tem experiência na docência do ensino superior, principalmente nos cursos de formação de professores. Atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente (Geppeac).