O Tribunal de Justiça do Acre, através da Escola do Poder Judiciário (Esjud), deu início na manhã desta quinta-feira (26) à abertura do Curso de Gestão da qualidade no serviço público, ministrado pelo renomado professor Mauriti Maranhão.
O curso, dirigido aos servidores do TJAC, acontece hoje e amanhã e possui carga horária total de 20 horas.
A abertura do curso foi feita pelo presidente do TJAC, desembargador Roberto Barros, e pela coordenadora executiva da Esjud, desembargadora Regina Ferrari, representando na ocasião a direção da escola. O curso tem como facilitador o mestre em Engenharia Mecânica, professor Mauriti Maranhão.
A desembargadora Regina Ferrari conduziu a abertura do curso destacando a relevância do trabalho dos servidores do Tribunal. “O mais importante é que vocês trabalhem com amor, façam Justiça com amor. Os novos modelos exigem que os gestores atuem como ‘donos do negócio” e não apenas como cumpridores de horários e funções”.
O presidente Roberto Barros ressaltou a importância do curso. “Este curso é fundamental, pois vem ao encontro de nossas demandas, como a elaboração de um novo Planejamento Estratégico, já em vias de execução. Também é um investimento do Tribunal que visa à capacitação dos servidores para uma dinâmica de gestão pautada pela qualidade e competência. Estamos implementando a Gratificação por Alcance de Resultados e nada melhor do que os nossos servidores serem aperfeiçoados para obter esse benefício”, disse.
Ao agradecer as palavras, o professor Mauriti Maranhão destacou que “é uma satisfação voltar ao Acre e, desta vez, encontrar o Tribunal em uma situação tão privilegiada, com instalações tão amplas e modernas.
O tema apresentado pelo presidente é um dos mais importantes na atualidade, pois converge a gestão com base resultados. Este curso é voltado para a qualidade na administração pública e este Tribunal caminha cada vez mais para isso”.
Conteúdo
O conteúdo programático abrange as seguintes temáticas: Conceitos da Qualidade; Termos e definições – NBR ISO 9000; Metodologia básica: o Ciclo P-D-C-A: Ferramentas da Qualidade: Brainstorming, Causa e Efeito, Pareto, Fluxograma, Folhas de Verificação, Histogramas (gráficos de barras), Diagramas de Dispersão e Cartas de Controle, com aplicação de exercícios.