Dando continuidade ao projeto de revisão do Planejamento Estratégico 2015-2020, o Tribunal de Justiça do Acre vai promover mais uma etapa na próxima semana: a construção do Mapa Estratégico, considerado fundamental para definir os objetivos da instituição.
O que é o Mapa Estratégico
O Mapa Estratégico é uma representação gráfica da estratégia, que evidencia os desafios que o TJAC terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro. Ele mostra o caminho a ser seguido para que os resultados sejam alcançados a curto, médio e longo prazos.
O mapa é estruturado por meio de objetivos estratégicos, distribuídos de forma ordenada (perspectivas) e interligados por relações de causa-efeito.
Assim, um objetivo sempre afetará o outro, gerando numa cadeia de valor em direção à visão de futuro que está sendo definida.
O mapa contribui para que os gestores visualizem a estratégia de um jeito mais simples, garantindo coerência, já que irá facilitar todo o processo de comunicação, divulgação e apresentação da estratégia da organização.
Um exemplo disso é que se a visão de futuro é garantir acesso à justiça e qualidade dos serviços prestados nas unidades administrativas e judiciárias, é preciso definir caminhos e prioridades para que isso seja alcançado.
Dessa forma, nesse Mapa poderá constar o objetivo de eficiência operacional, ou seja, as ações que deverão ser implementadas para que as metas estabelecidas (inclusive a visão de futuro) sejam alcançadas.
Mas o que é estratégia?
De uma maneira simples, a estratégia pode ser concebia como o caminho a ser percorrido para que se chegue a um determinado lugar, para que se alcance algo que se estabeleceu como meta, como alvo.
Nesse contexto, os objetivos estratégicos que constarão no mapa, são fruto de uma série de discussões e entrevistas realizadas com magistrados e servidores durante a execução do projeto, dos macro desafios definidos e da avaliação do planejamento em vigor.