A Comarca de Plácido de Castro participou, no último dia 13 de setembro, de um evento sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. O projeto, nacionalmente conhecido como “Ônibus Lilás”, desenvolvido através de uma Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, ocorreu na Comunidade de Vila Campinas, um distrito daquele município.
Na ocasião, houve a realização de uma série de palestras sobre violência doméstica. A ação, encabeçada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, contou com a parceria de diversos órgãos públicos.
Titular da Vara Única da Comarca de Plácido de Castro, a juíza Louise Kristina encaminhou à Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica um ofício destacando a participação no evento.
Nesse caso, a servidora Eloá do Amaral, assessora jurídica lotada naquela Comarca, foi quem representou a unidade judiciária.
Ela ministrou uma palestra sobre “Os aspectos relevantes da Lei Maria da Penha”. O objetivo da ação foi facilitar a compreensão da Lei 11.340/2006 não só às mulheres residentes na zona rural, mas para toda comunidade de Vila Campinas, com orientação adequada de como agir em situações de violência doméstica e familiar.
O projeto “Ônibus Lilás” visa levar a localidades mais distantes e vulneráveis informações para enfrentamento da violência contra a mulher e orientações sobre a Lei Maria da Penha. Pretende ainda receber denúncias e levar serviços da rede local de atenção às vítimas de violência.