Encontro foi marcado pelo diálogo e parceria com os serventuários da Justiça, como também pela discussão de assuntos de interesse comum.
O espaço do Centro Cultural do Palácio da Justiça foi ocupado nesta quinta-feira (30) por bem mais do que uma centena de servidores, aqueles que verdadeiramente protagonizam a história do Judiciário Estadual. A data escolhida não foi à toa, antecede o Dia do Trabalho. Eles foram recebidos pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim e toda a sua equipe de diretores, com o objetivo de promover um diálogo e discutir assuntos de interesse comum. A convocação foi destinada a todos os profissionais da Comarca de Rio Branco, independentemente de cargos, funções, setores ou categorias.
“Cada um de vocês tem contribuído de forma decisiva para o processo de consolidação do Judiciário do Acre não só neste Estado, mas no cenário nacional. Vamos andar de mãos dadas na mesma direção, que é oferecer serviços cada vez melhores aos cidadãos. Nossa missão é essa, servir, e servir bem, de coração pra coração”, disse a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, na abertura do evento.
Também foi exibido um vídeo sofre a chave para o sucesso e a felicidade e sobre a importância de não se desistir diante das intempéries da vida moderna.
Longe de qualquer caráter de assembléia sindical, a reunião de trabalho teve como tônica a transparência e a abertura da Presidência do TJAC para ouvir os anseios e reclamos dos profissionais que atuam na Justiça. À proporção que eles faziam uso da palavra e manifestavam suas necessidades e sugestões, Cezarinete Angelim e sua equipe anotavam as demandas para posteriores encaminhamentos. Foram discutidos diversos assuntos, como o auxílio-alimentação, a questão da saúde, a qualidade de vida, concurso público para o quadro de pessoal e a Gratificação por Alcance de Resultado (GAR).
“Estamos aqui para ouvi-los e pedir a vossa parceria. Queremos caminhar juntos e encontrar as soluções possíveis para os problemas. São vocês servidores que muitas vezes, para algumas pessoas, estão invisíveis, não aparecem, mas na verdade são os que merecem o maior destaque e todo reconhecimento”, disse a desembargadora-presidente.
Manifestações
“Eu nem estava certa de que viria a esta reunião, mas vim e, sinceramente, não me arrependo. Quero parabenizar a Presidência do Tribunal por esta iniciativa de nos ouvir, de vir espontaneamente ao nosso encontro, de se preocupar conosco”, afirmou a servidora Odinéia Farias, que atua na 4ª Vara Criminal de Rio Branco. Ela mencionou a necessidade de ampliar o número de servidores da unidade judiciária, em virtude da crescente demanda de processos. Atualmente, o Tribunal de Justiça possui um concurso público em andamento, o que permitirá à gestão fortalecer o seu quadro. Outras iniciativas já foram deflagradas, como o projeto Acadêmico Conciliador e Mediador.
Já a servidora Creuziane Oliveira, que trabalha na 2ª Vara da Fazenda Pública, perguntou sobre a possibilidade de que se destinasse um espaço de saúde para atender os servidores no Fórum Barão do Rio Branco. A presidente disse que “a idéia é boa e que será estudada”. Cezarinente lembrou o lançamento recente do Programa Qualidade de Vida, que tem exatamente a finalidade de desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde, ao bem-estar e à positividade dos magistrados e servidores.
Outros servidores também se manifestaram e fizeram reivindicações, no afã de melhorar as suas condições de trabalho e vida no contexto do seu trabalho.
Homenagens e Confraternização
Ainda por ocasião do encontro, houve a homenagem, por parte da Presidente do TJAC, a dois servidores: Francisco Luiz da Silva Filho e Raimundo Vidal dos Santos. Cezarinete Angelim assinalou os 34 de serviços que cada um deles prestou de dedicação ao engrandecimento do Judiciário Acreano.
“Não tenho nem palavras, pois não esperava de jeito nenhum. Já trabalhei tanto, já são tantos anos, que ser lembrado assim é mesmo uma honra”, disse Francisco Filho.
Ao final da reunião de trabalho, os servidores participaram de uma confraternização, ocasião em que lhes foi servido um coffee-break.