Deputados e senadores elogiaram a atual Administração do Tribunal e se colocaram à disposição para contribuir com os recursos das emendas.
Uma extensa agenda capitaneada nesta semana pela desembargadora Cezarinete Angelim estabeleceu maior aproximação com a bancada federal do Acre em Brasília (DF). As visitas institucionais foram marcadas pelo “compromisso e transparência”, algo reconhecido por nove parlamentares, sendo três senadores e seis deputados, que se reuniram com a presidente da Corte de Justiça Acreana. O objetivo foi buscar apoio para os projetos do Tribunal de Justiça do Acre, com a destinação de recursos provenientes das emendas parlamentares. Também acompanharam os encontros o diretor de gestão estratégica, Neto Thaumaturgo, e o diretor de finanças, Francisco Lima.
“Tivemos uma ótima receptividade, sendo tratados com cordialidade, respeito e a devida atenção. Ao mesmo tempo em que pudemos prestar contas da nossa gestão à frente do Tribunal àqueles que são os representantes da sociedade e que foram legitimamente escolhidos pelo povo -, buscamos apoio para os programas, projetos e iniciativas que iremos implementar nos próximos meses”, ressaltou Cezarinete Angelim.
A desembargadora-presidente entregou às mãos das autoridades um informativo sobre os “200 dias” de gestão, que descortina o universo de ações desenvolvidas nestes seis primeiros meses de trabalho. Também repassou a cada parlamentar um material com as “Propostas de projetos/Emendas Parlamentares 2016”.
Ela fez questão de salientar que, de igual modo, prestará contas sobre os investimentos dos recursos provenientes de emendas parlamentares.
Foram apresentados o Projeto Cidadão e o Programa Justiça Comunitária (já institucionalizados); implementação do Justiça Terapêutica e da Justiça Restaurativa na Comarca de Rio Branco; projeto Justiça sobre Rodas, Casa de Justiça e Cidadania, reestruturação da Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco; construção do Fórum da Comarca de Brasiléia; aquisição de viaturas para Divisão de Proteção à Infância e Juventude da Capital.
Ao demonstrar os bons resultados desses empreendimentos, a importância que hoje eles têm para a comunidade, especialmente para as parcelas mais carentes, Cezarinete Angelim justificou a necessidade de implementá-los ou ampliar os já existentes.
“Parabenizo a presidente do Tribunal pela condução do trabalho, que muito claramente se volta aos cidadãos com menores condições e amplia o acesso à Justiça no Acre”, destacou o deputado Raimundo Angelim.
O senador Gladson Cameli colocou o seu gabinete à disposição do Tribunal. Ele e os outros parlamentares se comprometeram com o desenvolvimento de ações, assinalando as reais necessidades da população e salientando que a qualidade dos resultados já obtidos e das projeções que será feito, explicitam a eficiente execução dos projetos e programas sociais do Judiciário Acreano.
Parlamentares
As visitas foram realizadas aos seguintes parlamentares em Brasília:
Deputados federais:
Alan Rick
César Messias
Flaviano Melo
Jéssica Sales
Léo de Brito
Raimundo Angelim
Senadores
Gladson Cameli
Jorge Viana
Sérgio Petecão