Atividades incluem instalação do Cejusc em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter e da Comarca de Rodrigues Alves; implantação da Justiça Volante e Casamento Coletivo em CZS.
A atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre vai realizar uma série de atividades no Vale do Juruá na semana que vem. A programação especial inclui a promoção de ações diversas e o lançamento de projetos e ações, durante seis dias seguidos nas Comarcas de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.
Levar os mais relevantes serviços do Judiciário às Comarcas do interior do Estado e promover aproximação com os cidadãos. É com essa finalidade que o Tribunal de Justiça do Acre instituiu essa programação, que também irá fortalecer a interlocução permanente com os gestores das unidades judiciárias, servidores e comunidade.
A interiorização das ações é uma prioridade da atual gestão, que busca alcançar um nível de qualidade e eficiência na prestação dos serviços à sociedade, independentemente da localidade geográfica. A uniformização da gestão trará maior integração e humanização e vai otimizar o trabalho oferecido à população de cada município.
Programação
Inicialmente, haverá a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) em Marechal Thaumaturgo, a partir das 9h da segunda-feira (21). Já a partir das 15h, será instalado do Cejusc de Porto Walter. Só é possível chegar a essas duas localidades de barco ou avião. No outro dia (22) será instalado o Cejusc de Mâncio Lima, a partir das 10h.
Na terça-feira (22), será instalada a Comarca e o Cejusc de Rodrigues Alves, a partir das 16h. Dois dias depois, no dia 24, haverá uma atividade do Projeto Cidadania e Justiça na Escola, em parceria com a Associação dos Magistrados do Acre (Asmac).
Já em Cruzeiro do Sul, por ocasião do aniversário da cidade que acontece em setembro, a programação é mais extensa. Inclui em princípio uma assinatura de Termo de Cooperação Técnica, a ser assinado entre o TJAC e a Prefeitura Municipal, na quarta-feira (23), a partir das 9h. No mesmo dia, haverá a instalação do Cejusc-Cruzeiro do Sul, às 15h, e instalação da Sala de Depoimento sem Dano, a partir das 16h.
Na quinta-feira (24), a partir das 16h, haverá o lançamento do Programa Qualidade de Vida e do Projeto Bosque Florido, ambos desenvolvidos com sucesso na Capital acreana. Na sexta-feira (25), a partir das 9h, será implantada a Justiça Volante no Juruá, incluindo a unidade móvel de atendimento. Esse serviço é de interesse público e passa a ser oferecido no momento em que o número de acidentes de trânsito tem aumentado no Juruá. Quando a Justiça Volante é acionada, a viatura se dirige até o local do acidente, propiciando às partes envolvidas o ressarcimento dos danos materiais de forma rápida, eficaz e segura.
Já no sábado (26), a partir das 18h, será a vez do esperado Casamento Coletivo, que vai abranger 550 casais, fechar com chave de ouro a programação especial do Tribunal em solo cruzeirense.