Na mesma solenidade de transmissão de cargo, a desembargadora Eva Evangelista assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça.
A desembargadora Cezarinete Angelim assumiu oficialmente o Governo do Acre na manhã desta sexta-feira (5). A ata de transmissão do cargo foi assinada na sede do Tribunal de Justiça, com a presença dos desembargadores Regina Ferrari (corregedora geral da Justiça), Eva Evangelista, Samoel Evangelista, Pedro Ranzi e Laudivon Nogueira. A assessora especial do governo, Flora Valladares, representando a Casa Civil, a juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina, diretores, gerentes, assessores, secretários e servidores da Instituição também prestigiaram o evento.
Ela vai responder pelos atos administrativos do governo até a próxima quarta-feira (10), durante ausência do titular do cargo, Tião Viana, que se encontra fora do Acre.
“Sinto-me honrada, em nome do Poder Judiciário do Estado. Isso significa uma grande demonstração de confiança. E também de que nós estamos a dizer à sociedade: o Acre vive um clima de absoluta harmonia institucional e de tranquilidade. Essa transmissão do cargo, além de se tratar de uma determinação do legislador constituinte, acima de tudo, demonstra a todo o Estado que estamos em paz, que vivemos em paz e que, mesmo com independência que norteia todos nós, essa harmonia é permanente”, assinalou a governadora em exercício.
Antes desse momento, houve a assinatura da ata de transmissão do cargo de presidente do TJAC, que será ocupado nestes próximos dias pela desembargadora Eva Evangelista, decana da Corte de Justiça Acreana.
“No que diz respeito à ascensão da eminente desembargadora Cezarinete Angelim, nossa presidente, ao Governo do Estado, trata-se de uma missão constitucional e eu vejo com muita satisfação para o nosso Tribunal de Justiça por mais esta oportunidade de, como bem ela ressaltou em sua fala, uma integração e delimitação da harmonia entre os Poderes”, destacou a presidente do TJAC em exercício.
A desembargadora (decana) considerou ainda “um regozijo sempre permanente esse de prestar a jurisdição e de hoje estar investida na Administração”. Eva Evangelista, além de presidente da Corte de Justiça, estará no plantão judiciário neste final de semana.
Em 52 anos da história do Tribunal de Justiça Acreano, além da dela, apenas outras três mulheres ocuparam o cargo de governador do acre: desembargadoras Eva Evangelista, Miracele Borges e Izaura Maia.
Esta já é a segunda vez que Cezarinete Angelim assume o governo do Acre interinamente. A primeira foi em 2014, quando era vice-presidente do TJAC.
Em uma demonstração de que compartilha as principais etapas de sua gestão, a desembargadora registrou o momento junto com a sua equipe de trabalho.
A agenda
Cezarinete Angelim iniciou sua agenda pelo Executivo ainda na manhã desta sexta-feira. “Vamos nos reunir com a área da Segurança Pública para tratar da questão da segurança no Carnaval e outras matérias de importância para o Estado”, adiantou.