Material explicita projetos, programas e atividades marcados pelo compromisso com a missão, visão, valores da instituição e principalmente com os cidadãos.
A Diretoria de Informação Institucional (Diins) do Tribunal de Justiça do Acre produziu um vídeo institucional que demarca as principais ações realizadas pela atual gestão (Biênio 2015-2017) nos primeiros 12 meses.
Para este ano de 2016, a Presidência já está trabalhando, para assegurar o fortalecimento do Poder Judiciário do Estado e oferecer os melhores serviços e resultados à população do Acre.
O material (veja abaixo) explicita projetos, programas e atividades marcadas pelo compromisso com a missão, visão e valores da instituição; mas principalmente com os cidadãos.
As iniciativas seguem o modelo de trabalho, denominado Justiça do 3º Milênio, que promove maior aproximação do Judiciário com a comunidade.
O vídeo deu bastante trabalho à equipe, na medida em que foi difícil sintetizar tudo o que foi feito no primeiro ano da atual gestão, sem correr o risco de deixar de incluir alguma realização. No entanto, é preciso condensar os acontecimentos e adequá-los à linguagem audiovisual – o que implica objetividade e concisão.
As diversas ações
Houve a instalação dos centros judiciários de solução de conflitos e cidadania, os Cejusc, em 100 das comarcas no estado, inclusive na sede do Tribunal.
A Presidência do TJAC implementou a interiorização das ações, levando os melhores serviços às comarcas próximas ou mais distantes no Estado;
Nessa mesma linha, foi instituído o Gabinete Itinerante da Presidência, para fortalecer a interlocução entre os gestores, servidores das unidades judiciárias e a população.
Avanços consideráveis na construção da nova sede dos Juizados Especiais e da Fazenda Pública, que será entregue nos próximos meses; e na construção do Restaurante do Servidor, na Sede Administrativa do Tribunal de Justiça Acreano, que será entregue muito em breve.
A inovação se deu com a modernização e gerenciamento dos documentos administrativos de modo virtual, através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – lançado oficialmente neste mês de março.
Também em 2015, houve o lançamento da ferramenta Conciliômetro, que permite acompanhar em tempo real a realização e apuração das conciliações.
Aos advogados, foi disponibilizado o serviço de suporte e atendimento vinte quatro horas por dia para uso do Peticionamento Eletrônico.
Capacitação e aperfeiçoamento técnico e profissional para magistrados e servidores também foram garantidos.
O servidor passou a ser mais valorizado, com o benefício do auxílio-alimentação e a elevação do valor do auxílio saúde.
Tanto trabalho não poderia deixar de ser reconhecido. E isso ocorreu através de pesquisa do Instituto Data Control, de que o Tribunal é a instituição mais confiável do Acre, 62,3%.
Projetos e Programas
Visando o bem-estar e a saúde dos magistrados e servidores, a atual gestão implementou o Programa Qualidade de Vida, com diversas ações ao longo do ano.
Promovendo a cultura da alteridade, também foram realizadas ações voltadas para da humanização, como:
- instalação do Bosque Florido nas comarcas de rio branco e cruzeiro do sul;
- realização do primeiro Arraial Cultural do TJAC;
- execução de atividades em prol da saúde como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”; e a promoção 1ª Corrida pela Vida.
- ações em homenagem aos servidores, ao Dia das Mães e dos Pais;
A gestão promoveu ações de responsabilidade social, com a campanha “Judiciário Solidário” e o Tribunal Solidário.
O Projeto Cidadão foi retomado pela atual gestão, com a realização de casamentos coletivos e diversas cidades.
Em conformidade com iniciativa idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça no combate a violência doméstica, foi realizada a Semana de Proteção à Mulher e as Semanas pela Paz no Lar. Pela primeira vez, houve a realização de júris dentro da Cidade do Povo.
Já a Semana Estadual de Conciliação bateu recorde, com mais 55% de acordos – disseminando-se a cultura da pacificação social e a solução amigável dos conflitos dos cidadãos.