Iniciativa visa arrecadar brinquedos que serão destinados às 1ª e 2ª Varas da Infância e da Juventude de Rio Branco.
Em mais uma iniciativa voltada à humanização, a atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre lançou a Campanha “Faça uma criança feliz”, cujo intuito é a arrecadação de brinquedos que serão destinados às 1ª e 2ª Varas da Infância e da Juventude de Rio Branco.
Os brinquedos já podem ser doados por qualquer cidadão interessado em colaborar, em dois locais, no Setor de Protocolo, na Sede Administrativa do Tribunal; ou no Palácio da Justiça, no centro da Capital.
De acordo com a Portaria nº 1093/2016, assinada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, a ação é voltada à sensibilização de magistrados, servidores e da comunidade em geral “quanto à importância do auxílio ao próximo e da necessidade de atividades lúdicas para as crianças atendidas pelo Poder Judiciário ou que nele comparecem acompanhando as partes em processos cíveis e criminais”.
O documento também define a Comissão Organizadora da Campanha, destacando a relevância de se humanizar o atendimento ao jurisdicionado. Não menos importante, trata-se de ação integrante das diretrizes da atual gestão, incluindo a alteridade, que é olhar o outro, colocar-se em seu lugar, alcançando-o em sua integralidade.
A presidente do TJAC destacou que todo o material arrecadado será direcionado à brinquedoteca, que funcionará no Fórum da Avenida Ceará, local que atualmente abriga as duas unidades judiciárias supracitadas.
Cezarinete Angelim também ressaltou a necessidade de se garantir um atendimento especial às crianças e adolescentes, muitas vezes vítimas de abuso sexual e outras formas de violência; as quais muitas vezes chegam à Justiça em total condição de vulnerabilidade e fragilidade psicossocial.
A desembargadora-presidente também informou que irá fortalecer o projeto Depoimento sem Dano (DSD), que propicia o atendimento de crianças e adolescentes que precisam ser inquiridos nos processos judiciais, especialmente nos relacionados a abuso sexual, de modo bastante diferenciado.
Na sala de DSD, a criança não se sente pressionada, constrangida ou com medo de falar. É um ambiente especialmente preparado para esse tipo de trabalho, visto tratar-se de um método por meio do qual a vítima conversa com uma psicóloga ou assistente social numa sala especial, com decoração diferenciada e brinquedos.
Ao mesmo tempo, na sala de audiência, utilizando equipamentos audiovisuais, juiz, promotor e advogados assistem à entrevista judicial pela televisão. As perguntas são feitas por intermédio de profissional da equipe psicossocial, seguindo uma técnica especialmente elaborada para esse tipo de depoimento.
Como ajudar na Campanha
Colaborar com a Campanha Faça uma Criança Feliz é algo bastante simples. Qualquer pessoa pode contribuir; basta doar os brinquedos – de preferência novos ou usados em bom estado – levando-os a um dos pontos de arrecadação. No Setor de Protocolo, na Sede Administrativa do Tribunal; ou no Palácio da Justiça, no centro da Capital.
Os contatos podem ser feitos por meios dos telefones (68) 3302-0318 e (68) 99901-3928, da Diretoria de Informação Institucional (Diins), que preside a Comissão Organizadora.