Estatísticas também apontam que o número de ocorrências com vítimas também caiu pela metade no mesmo período.
O boletim estatístico da Justiça Volante registra a diminuição no número de acidentes no mês de abril em Rio Branco. Reduziu-se 29% dos chamados para atendimento e ainda caiu pela metade o número de ocorrências com vítimas.
Foram 114 atendimentos realizados e destes 87 se tornaram processos registrados e autuados. Mais da metade destes foi solucionado no momento do acidente de trânsito, por meio de acordos realizados no local. A Justiça Volante interveio em 59 sinistros com solução imediata, em 28 casos a demanda seguiu para audiência de conciliação.
Houve ainda 18 acordos sem interferência e registro do Juizado de Trânsito. No ano de 2017, já totalizam 504 atendimentos pela unidade.
Atendimento
Em caso de sinistros, há duas opções para acionar a Justiça Volante, por meio do Disque Denúncia 190 ou pelo número (68) 99985-2750. A partir da solicitação, a viatura do Juizado de Trânsito se dirige até o local do acidente, com equipe pronta para verificar a ocorrência e intermediar a pacificação social entre as partes.
Na van se deslocam um secretário, um perito e um agente de trânsito. O serviço é oferecido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre, com o intuito de disponibilizar atendimento aos cidadãos de modo rápido e sem burocracia.
O trabalho jurisdicional itinerante não atende, entretanto, quando o acidente envolver veículos oficiais (aqueles que pertencem a órgãos públicos), nem quando há dano ao patrimônio público (postes, semáforos, entre outros) ou vítimas com ferimentos, pois nesses casos a perícia deve ser executada pelo Instituto de Criminalística.