Intuito da atual gestão é promover parcerias que concorram para o fortalecimento da Magistratura e melhoria dos serviços oferecidos à população.
Os membros da Administração do Tribunal de Justiça do Acre realizaram visita institucional no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Rio Branco (Dtcea-RB), com o intuito de estabelecer maior aproximação, e firmar futuras parcerias com o órgão, que fica localizado próximo ao Aeroporto Internacional Plácido de Castro (na Capital).
Os desembargadores Denise Bonfim (presidente), Francisco Djalma (vice-presidente) e Waldirene Cordeiro (corregedora geral da Justiça) foram recepcionados pelo comandante e subcomandante do Departamento, capitão Luiz Teles, e tenente João César, nessa ordem. O juiz de Direito Lois Arruda, auxiliar da Presidência do Tribunal, também participou do encontro.
O intuito da atual gestão é promover parcerias que concorram para o fortalecimento da Magistratura Acreana, e à melhoria dos serviços oferecidos à população.
“Queremos agradecer por esta receptividade, e dizer da nossa excelente impressão em conhecer de perto uma um lugar que presta um serviço tão relevante para a sociedade”, afirmou a desembargadora-presidente Denise Bonfim.
Ela explicou a motivação da agenda, além do aspecto do aperfeiçoamento da relação entre as instituições. “Gostaríamos de contar com os senhores para nos ajudar com o apoio, em termos materiais (resíduos, cascalho) que poderão ser utilizados na Cidade da Justiça”. Segundo a presidente do TJAC, a ideia é utilizar os sedimentos para a pavimentação e o estacionamento do complexo arquitetônico, que abriga o Fórum Criminal, e os Juizados Especiais Cíveis de Rio Branco.
Vice-presidente, e conhecedor das atividades da aeronáutica, o desembargador Francisco Djalma lembrou que a parceria é fundamental para que se possam ampliar resultados. “Podemos nos ajudar mutuamente, e conseguir fazer mais juntos”, frisou, ao reforçar o pedido.
A desembargadora Waldirene Cordeiro também demonstrou contentamento com a visita, expressando de semelhante modo a intenção de que a parceria seja formalizada e se concretiza, ante às necessidades do Tribunal de Justiça Acreano.
“Faremos todos os contatos possíveis, inclusive junto à Infraero, e será priorizada esta solicitação. Vamos nos empenhar dentro de nossa competência para atender da melhora forma. No que depender da Força Aérea, o material já é de vocês”, afirmou o comandante do Dtcea-RB, Luiz Teles.
Ao final da reunião, as autoridades foram convidadas para conhecer as instalações, especialmente a área do radar, onde são coletados os dados e informações relacionados aos serviços prestados no local.
O Dtcea-RB
Integrado à Força Aérea Basileira (FAB), o Dtcea-RB realiza os serviços de controle de tráfego aéreo, meteorologia, telecomunicações, informações aeronáuticas, além da vigilância do espaço aéreo, através da detecção de radar e frequências de defesa aérea.
Está diretamente ligado ao Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), sendo subordinado ao Serviço de Proteção ao Voo de Manaus (SRPV-MN).
A missão do Departamento é realizar a proteção ao voo e vigilância da Amazônia, exercendo as suas atividades de proteção ao voo no Aeroporto Internacional de Rio Branco e de Vigilância da Amazônia na unidade do complexo Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Este é um projeto elaborado pelos órgãos de defesa do Brasil, a fim de assegurar o espaço aéreo da Amazônia. Conta com uma parte aérea, que é o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).