Ação sobre o assunto tem sido intensificada na comunidade também com a 9ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, lançou a campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Doméstica contra as Mulheres”. A atividade, que ocorreu no sábado (25), na Escola Raimundo Gomes de Oliveira, no bairro Tucumã, chama a atenção da sociedade sobre o problema da violência de gênero.
Nos 16 dias de ativismo, o TJAC em conjunto com o Governo do Estado do Acre, Prefeitura Municipal de Rio Branco, Ministério Público (MPAC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AC), e as demais instituições que compõem a Rede de Mulheres, realizarão várias atividades de conscientização.
Exemplo foi a ação promovida na unidade escolar onde ocorreu a abertura da campanha. Diversos moradores estiveram presentes para receber atendimento médico, orientações odontológicas, testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis, PCCU, atividade recreativa, orientações jurídicas, cortes de cabelos, encaminhamento e matrículas para mulheres em cursos profissionalizantes, atendimento psicológico entre outros.
“É uma grande satisfação podermos estar aqui na comunidade trazendo esse assunto delicado. A violência contra a mulher merece atenção de toda a sociedade. Juntos somos mais fortes para combater essa violência que ocupa o quarto lugar no ranking de processos no Acre. A rede se proteção é essencial para toda essa ação”, comentou a coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Eva Evangelista.
Após a solenidade, a coordenadora visitou todas as salas de atendimento acompanhada da juíza de Direito Shirley Hage, titular da Vara de Proteção à Mulher.
A juíza comentou sobre as ações e ressaltou a importância em relação ao assunto que deve ser levado para as escolas e comunidade em geral para as mulheres entenderem que não precisam aceitar violência seja de qual natureza for.
“É uma mobilização muito importante. Precisamos ficar engajados nesse enfrentamento para ajudar as mulheres vítimas de violência. Trazer o tema para dentro das escolas e conscientizar os alunos a serem disseminadores de informações e de boas ações nasce a esperança de um futuro menos violento, comunidade mais informada e mulheres independentes”, disse.
Participaram da ação Defensoria Pública; Secretaria Municipal das Mulheres; SENAC; Faculdade de Medicina da Ufac; Conselho Regional de Odontologia; Uninorte; Secretaria de Humanização; OAB AC Rotary, TER-AC.
9ª Semana da Justiça pela Paz em Casa é encerrada na Cidade do Povo
Às vésperas do lançamento da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Doméstica contra as Mulheres, a desembargadora Eva Evangelista visitou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Cidade do Povo e marcou o encerramento das atividades da 9ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.
Na ocasião, Evangelista orientou os usuários do sistema que participavam de algumas atividades no local sobre a gravidade da violência doméstica e a importância das mulheres comunicarem os fatos que estão acontecendo, para se protegerem.