Espaço já abrigou a Sede Administrativa da Intendência (prefeitura) do Alto Juruá, o Tribunal de Apelação, o antigo Fórum, e atualmente funciona como um museu em Cruzeiro do Sul.
O Centro Cultural do Juruá foi agraciado com a Comenda do Mérito “Lins Sampaio” no segmento patrimônio histórico e cultural de Cruzeiro do Sul. O espaço pertence ao Tribunal de Justiça do Acre, sendo o prédio (em pé) mais antigo do Estado.
Outras duas instituições, o Conservatório de Música do Juruá e a Banda de Música do 61º Batalhão de Infantaria de Selva, bem como pessoas físicas e póstumas, foram homenageadas durante evento ocorrido nessa última semana no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul.
O Centro Cultural do TJAC está sob a responsabilidade da Diretoria de Informação Institucional (Diins), por meio da Gerência de Acervos (Geace).
Comenda “Lins Sampaio
A Comenda do Mérito Cultural “Lins Sampaio” foi instituída através do Decreto Municipal n.º 10/2016, no mandato do então prefeito Vagner Sales, com a finalidade de homenagear e reconhecer pessoas físicas, jurídicas e póstumas, nos mais diversos segmentos da cultura cruzeirense. Uma comissão composta por membros de várias instituições da cidade define quem faz jus a receber a honraria, a qual é entregue preferencialmente no mês de novembro de cada ano.
Das pessoas físicas homenageadas neste ano, com destaque para o senhor Adiles Nogueira Maciel, de 105 anos, mas com uma reconhecida lucidez. Ele recebeu a comenda por vários serviços prestados em prol do desenvolvimento do município. O conservatório de música do Vale do Juruá foi bastante aplaudido durante o evento, sendo esta instituição mantida por vários parceiros como o Judiciário e o Ministério Público, trabalhando principalmente com crianças e adolescentes carentes ou em vulnerabilidade social.
Centro Cultural do Juruá
A indicação do Centro Cultural do Juruá foi realizada pela secretária municipal de Cultura de Cruzeiro do Sul, Dayana Maia, tendo a comissão julgadora aprovado o nome da instituição por unanimidade.
No decorrer do evento, destacou-se o histórico do Centro Cultural do Juruá, sobretudo a importância do espaço para a cidade e o Estado, desde o período em que foi fundado para ser a Sede Administrativa da Intendência (prefeitura) do Alto Juruá.
Também abrigou o Tribunal de Apelação, o antigo Fórum, até chegar aos dias atuais, onde funciona como um museu que recebe centenas de visitantes todos os anos, incluindo estudantes, turistas, autoridades e personalidades.
A comenda foi recebida pelo técnico judiciário Narcélio Siqueira, servidor do Judiciário lotado no Centro Cultural do Juruá.