Lançamento literário, palestras educacionais e sessão de cinema movimentaram o mês de abril no Centro Cultural do Judiciário Acreano.
A atual gestão do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) está engajada com o fomento à cultura e educação do estado, assim, por meio do Palácio da Justiça, tem contribuído para o desenvolvimento de atividades dessas áreas na Capital Acreana.
O destaque do mês de abril foi a posse da nova diretoria da Academia Acreana de Letras (AAL). A professora Doutora Luísa Lessa foi reeleita como presidente para mais uma gestão.
O apoio institucional foi reconhecido pela presidente da AAL, que declarou sua “gratidão por possibilitar a realização das atividades da Academia nesse consagrado espaço do TJAC, instituição que evitou o colapso das atividades culturais em nosso Estado do Acre”, completou.
A celebração continuou com o lançamento do livro “Acre: a Última Fronteira”, de autoria do professor Doutor Telmo Vieira.
Palestras e sessão de cinema
O Palácio da Justiça também acolheu mais dois eventos no mês de abril. No dia 12, foi realizado a 3ª Sessão Cinema Azul, com a participação de crianças e jovens autistas, acompanhados de seus familiares.
A ação propôs uma alternativa para os participantes da Associação Família Azul do Acre, haja vista a dificuldade de frequentarem salas de cinemas convencionais. Durante a exibição do filme, foram servidos pipoca, suco e refrigerantes, aos presentes. A atividade foi em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril.
Já no dia 26, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte, por meio da coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), promoveu duas palestras aos estudantes. A primeira sobre “Dependência Química, Álcool e outras drogas”, ministrada pelo psicólogo Marcelo Rayol. Na sequência, a defensora pública Roberta Caminha palestrou sobre “Direitos e deveres do cidadão e uma explanação das ações da Defensoria Pública”.