6ª Semana Estadual sobre Drogas possui várias atividades educativas.
Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Raimundo Gomes, no bairro Tucumã, receberam, na terça-feira (26), palestra sobre combate ao entorpecente. A atividade, parte da programação da 6ª Semana Estadual sobre Drogas, foi ministrada pela juíza de Direito Maria Rosinete, titular da Vara de Delitos e Acidentes de Trânsito da Comarca de Rio Branco, e pelo promotor de Justiça Marcos Galina.
A ação teve como intuito conscientizar e prevenir os alunos quanto aos malefícios causados pelo uso de entorpecente, em consequência de a unidade escolar registrar, de acordo com a coordenação local, alto índice de estudantes usuários.
“Maioria de réus em processo judicial sobre drogas possui entre 20 a 29 anos de idade. Conscientizar esses alunos que estão entre 12 a 17 anos é importante porque eles podem evitar o uso ou largar, caso estejam começando a experimentar”, disse a juíza.
A magistrada em sua exposição destacou que as pessoas precisam de informação para saber recusar, saber quais os malefícios causados pelo uso das drogas e contou ainda de casos de condenação pelo tráfico.
Neste ano, a Vara de Delitos e Acidentes de Trânsito da Comarca de Rio Branco estabeleceu 162 sentenças condenatórias proferidas por tráfico, como incurso do artigo 33 da Lei n° 11.343/06.
O promotor de Justiça também destacou exemplos de famílias destruídas por conta do uso de entorpecentes e ressaltou que esse tipo de atividade contribuiu para uma melhor formação dos estudantes. “Por isso é importante que medidas preventivas sejam adotadas não só pela escola, mas também pela família”, afirmou.
No final da ação, estudantes tiram dúvidas com os palestrantes. A programação da 6ª Semana Estadual sobre Drogas se estende até sexta-feira (29).
De acordo com a coordenadora escolar, Christia Rocha, atividades como essa ajudam a estreitar os laços entre a comunidade e a instituição, levando cidadania por meio da informação.