Atividade cultural será aberta no Cidade da Justiça dia 27 de setembro.
A exposição “5 Décadas da Justiça Acreana” será levada para a Comarca de Cruzeiro do Sul, na quinta-feira (27). O objetivo é destacar a história da Justiça Estadual, sobretudo no que tange à defesa da democracia e a garantia dos direitos dos cidadãos. A atividade é gratuita e aberta para toda comunidade local, sempre das 9h às 18h.
A novidade para esta edição é que a atividade ocorrerá em duas etapas. A primeira será realizada do dia 27 de setembro a 11 de outubro, na Cidade da Justiça e, depois, de 15 de outubro e 26 de outubro, no Centro Cultural do Juruá.
A Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Gerência de Acervos (GEACE-DIINS), vem desde março deste ano levando às comarcas a exposição do cinquentenário da Justiça Acreana. A Comarca de Cruzeiro do Sul é a décima a receber a atividade, que já esteve nas comarcas de Xapuri, Brasiléia, Plácido de Castro, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.
Serão expostos 10 painéis mostrando detalhes da fundação, consolidação e modernização do Judiciário Estadual. Os visitantes também podem assistir um documentário com depoimentos dos primeiros magistrados e servidores na Justiça Acreana.
Levando história
Para a plena efetivação da mostra, que leva história e cultura pelo estado do Acre, a Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES) viabilizou o Convênio nº 799492/13, firmado com o Ministério da Cultura (Governo Federal) e a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), do Governo Estadual.