Mais de sete mil uniões civis foram celebradas, por meio do Projeto Cidadão, na atual gestão.
O Tribunal de Justiça do Acre promoveu mais uma edição do Casamento Coletivo, em Cruzeiro do Sul, no último sábado (29), no Ginásio Poliesportivo Jáder Machado. Foram 552 casais que oficializaram a união por meio do Projeto Cidadão, que há mais de vinte anos ajuda na realização de sonhos de milhares de pessoas mais necessitadas dos serviços públicos fundamentais, além de facilitar o procedimento para a expedição de certidões de casamento, a custo zero, para os noivos.
A cerimônia nupcial foi aberta pela desembargadora-presidente, Denise Bonfim, que parabenizou os noivos pelo momento importante, e também parabenizou à população em geral de Cruzeiro do Sul pelo aniversário de 114 anos da cidade, ocorrido à véspera do evento. Ela ainda destacou as mais de sete mil uniões civis celebradas, por meio do Projeto Cidadão, na atual gestão.
“Isso demonstra o alcance social do Projeto Cidadão em todo o Estado. Chamo a atenção de cada casal, no sentido de que, consolidada a união civil, os laços afetivos provenientes do carinho e do amor sejam fortalecidos todos os dias”, ressaltou.
A desembargadora-presidente ainda enfatizou sobre a presença da cúpula da direção do Poder Judiciário Acreano no evento: o vice-presidente, desembargador Francisco Djalma; corregedora-geral da Justiça, Waldirene Cordeiro, e a decana da Corte Acreana, desembargadora Eva Evangelista
“Nós fizemos isso em homenagem a Cruzeiro do Sul, pelos seus 114 anos. Veio a Administração e a decana, que simboliza todo o nosso Tribunal de Justiça. É com muita honra que estamos aqui”, disse.
O juiz de Direito Marlon Machado foi quem celebrou a cerimônia falando sobre o respeito que os casais devem ter e pontuou casos de violência doméstica.
Outra novidade nesta edição foi a participação da médica cardiologista, Joseane Tonussi, que falou sobre os cuidados do coração. Ela é titulada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC e também doutoranda pela mesma faculdade. Os noivos ainda tiveram homenagem feita pela cantora Luciana Teixeira e a presença da esposa do deputado Jader Saraiva Machado (in memorian) que dá o nome ao ginásio, Alda Bonfim Machado.
Casais:
Ezequiel da Silva Monteiro, 24 anos, e Tailane Santos de Oliveira, 16 anos, representaram o casal mais jovem da cerimônia. Benedito Isaquiel Figueira, 78 anos, e Maria de Nazaré Marques, 63 anos, representaram os casal mais idoso.
Nesta edição, a realização do evento contou com a parceria do Cartório Extrajudicial, da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, e de empresários locais que doaram brindes para os casais.
“É um momento histórico. Isso é cidadania e o Tribunal de Justiça tem nos ajudado a fazer esse trabalho importante. Casamento é sinal de esperança e vida”, disse o prefeito Ilderlei Cordeiro.
Desfile cívico
Como parte da agenda institucional, a Administração do TJAC também participou do desfile cívico em alusão aos 114 anos da cidade de Cruzeiro do Sul, comemorados na sexta-feira (28).
Após o hasteamento das bandeiras, ao som da banda do 61 BIS, abriram o desfile as instituições e órgãos militares seguidos das escolas municipais, estadual e particulares, além de outras organizações e entidades.