No treinamento, militares receberam informações da magistrada de como devem proceder quando forem acionados pelo Botão da Vida.
A juíza de Direito da Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, Shirlei Hage, ministrou palestra, nesta sexta-feira, 29, aos policiais que participação da Patrulha Maria da Penha.
O projeto, de iniciativa do Governo do Estado, com a parceria direta do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), tem por objetivo disponibilizar maior segurança às mulheres vítimas de violência e fazer com que os agressores não violem as medidas determinadas pela Justiça.
A Patrulha Maria da Penha será uma viatura militar destinada a atender, especificamente, via CIOSP, aos chamados do Botão da Vida, um aplicativo destinado à mulher em medida de proteção.
A ferramenta é disponível para download nos dispositivos da Apple e Android, mas com autorização da Vara de Proteção à Mulher, que também será a responsável pelo envio das informações necessárias à Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia para serem inseridas ao aplicativo para o funcionamento eficaz.
A vítima também tem a alternativa de escolher familiares para serem notificados e acionarem a Patrulha Maria da Penha, quando se sentir em perigo. Todo o cadastramento deve ser feito na unidade judiciária, que fica no Fórum Criminal, na Cidade da Justiça.
No treinamento, os policiais receberam informações da magistrada de como devem proceder quando a Patrulha Maria da Penha for acionada.