Desembargador Luís Camolez falou sobre a importante tarefa de ouvir os reclames e sugestões dos usuários da Justiça.
O entrevistado do Boletim TJ Acre desta sexta-feira, 8, é o novo ouvidor de Justiça do Poder Judiciário Estadual, desembargador Luís Camolez.
Em um bate papo com o jornalista e servidor do TJAC Marcio Bleiner, o magistrado falou sobre o importante trabalho de ouvir a população para o contínuo aperfeiçoamento das atividades judiciais.
Muitas pessoas, em algum momento de suas vidas, já se depararam com dúvidas ou questionamentos sobre o funcionamento do Poder Judiciário, das unidades ou mesmo sobre processos em que são parte na Justiça. É justamente para orientar os usuários a como proceder em determinadas situações, melhor compreender o trâmite processual ou, ainda, receber críticas, denúncias ou reclamações, que existe a Ouvidoria de Justiça.
“Nós precisamos ouvir o cidadão, ouvir o que ele tem a dizer, para que nós possamos continuar melhorando a prestação jurisdicional. A porta da Justiça é a última que o cidadão tem para bater – e ela deve estar sempre aberta”, disse o magistrado na entrevista.
O magistrado também falou, entre outros, sobre o importante papel dos servidores do Judiciário para que o público usuário dos serviços jurisdicionais sinta-se verdadeiramente acolhido, bem atendido e possa compreender melhor o próprio funcionamento do Poder Judiciário.
“O nosso balcão é nosso retrato, é o nosso espelho. E nessa função é preciso que atuem pessoas que gostem de se relacionar com o público, pessoas de sorriso fácil”, acrescentou o desembargador Luís Camolez.
Para ouvir à íntegra da entrevista do novo ouvidor de Justiça no Boletim TJ Acre clique aqui.
O Boletim TJ Acre vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, pela Rádio Aldeia (96.9 FM) e pelo site www.aldeiafm.ac.gov.br. O programa é uma realização do Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Diretoria de Informação Institucional (DIINS/GECOM), em parceria com o Sistema Público de Comunicação.