Objetivo da reunião realizada por meio de videoconferência foi incrementar fiscalização sobre arrecadações de serventias extrajudiciais
Para continuar aprimorando os mecanismos de fiscalização no Estado do Acre, a Corregedoria Geral da Justiça (Coger) realizou reunião por meio de videoconferência com representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nessa terça-feira, 10. O objetivo foi conhecer o Sistema de Controle de Arrecadação das Serventias Extrajudiciais (SICASE), desenvolvido pelo Poder Judiciário local.
O corregedor-geral, desembargador Júnior Alberto, o juiz-auxiliar da Coger, Leandro Leri Gross, servidores da Corregedoria e da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJAC participaram da conversa com o assessor de tecnologia da informação da presidência do TJPE, Allan Teles.
A utilização do sistema seria para que os pagamentos dos serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais ocorram por meio de boletos. Dessa forma, visa-se evitar problemas de desvios e cobranças abusivas, acima das tabelas de preços estipulados, além de fortalecer a arrecadação, aumentar o controle, fiscalização e diminuir o risco de roubos, pois o dinheiro iria para uma conta bancária e não ficaria na Serventia Extrajudicial.
Durante a reunião, a equipe acreana pôde visualizar a interface e a operacionalidade do sistema, bem como compreender o gerenciamento das arrecadações. O desembargador considerou a reunião produtiva para municiar a Administração com dados que embasarão as estratégias de trabalho a serem adotadas para o aperfeiçoamento das ferramentas de controle.
“Nossa conversa foi esclarecedora, percebo que o sistema exige um planejamento maior para sua implantação. Mas parabenizo o Tribunal de Justiça de Pernambuco por essa inovação que confere segurança e confiabilidade e nos colocamos à disposição para trocarmos experiências”, comentou o corregedor-geral.