Na ocasião, foi lançada campanha Agosto Lilás em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha com objetivo de intensificar a divulgação da lei, sensibilizar e conscientizar a sociedade
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, participou nessa segunda-feira, 2, no Palácio Rio Branco, da abertura da Campanha Agosto Lilás em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha. Escolhido em 1960, o lilás representa a cor do feminismo.
Na ocasião, foi assinado simbolicamente o Termo Aditivo de Cooperação Técnica Interinstitucional entre o TJAC, Governo do Estado, Instituto Federal do Acre (Ifac) e demais instituições para promoção das atividades e combate à violência doméstica como, por exemplo, a inclusão no programa Maria da Penha Vai à Escola: Educar para Prevenir e Coibir a Violência Contra a Mulher, além de estabelecer o regime de cooperação mútua, com a finalidade da promoção e divulgação da Lei Maria da Penha, tendo como alvo o público escolar, como profissionais da Educação, estudantes, familiares e a comunidade.
Em seu discurso, a desembargadora-presidente realçou ser um momento extremamente importante e agradeceu pelo convite feito ao Poder Judiciário. Ela informou que as luzes da sede-administrativa do TJAC também ficarão lilás e que o órgão está engajado e comprometido pela causa seja por meio de julgamento, audiências ou apoio social.
“É importante dizer que estar junto a esta campanha é sempre uma satisfação. Ainda teremos um dia melhor para as mulheres, para os filhos dessas mulheres e para todos os cidadãos do meu estado. Sigamos firmes na certeza que somos agentes de transformação e que podemos alcançar outras pessoas nessa luta”, disse.
O governador Gladson Cameli enfatizou sobre a redução em 77,8% de feminicídios no Acre, de janeiro a junho deste ano, sendo oito feminicídios registrados ano passado, contra dois em 2021 e afirmou sua gratidão ao esforço conjunto entre as forças de Segurança e ações integradas desenvolvidas com instituições aliadas ao poder Executivo, como o Judiciário e o Ministério Público.
A primeira-dama Ana Paula Cameli afirmou que seu público-alvo sempre serão as mulheres, crianças, adolescentes e idosos e destacou também a redução do índice de feminicídio no estado
“Essas estatísticas acalmam o meu coração e me dão a certeza de que estamos no caminho certo. Precisamos proteger as nossas mulheres, não admitimos e não admitiremos perder mais nenhuma mulher”, afirmou a primeira-dama.
Agosto Lilás
Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A coordenadora das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJAC, desembargadora Eva Evangelista, também esteve presente do evento e destacou as parcerias institucionais para a realização das atividades.
“Quero parabenizar o trabalho que o governador Gladson Cameli e a primeira-dama Ana Paula Cameli vêm desenvolvendo com as populações, principalmente as mais afastadas, dando voz a todas as mulheres. Obrigada a todos que estão aqui neste momento, porque acreditam que essa causa é possível”, destacou.