Judiciário do Acre procurou durante o mês de setembro conscientizar servidores e servidoras sobre a temática, com gestos simbólicos como a entrega de mudas de girassóis, produção de cartilha informativa e a entrega saquinhos com folhas para chá, colhidas na horta do TJAC
A equipe da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça do Acre promoveu, nesta terça-feira, 21, o encerramento da programação de atividades voltadas à campanha Setembro Amarelo. De sala em sala, a equipe da GEVID orientou sobre a importância do mês dedicado à prevenção ao suicídio, apresentou os canais de atendimentos e enfatizou sobre os tabus e estigmas que impedem as pessoas de procurarem ajuda ou tratamento.
Na ocasião, a equipe distribuiu sachê com folhas de plantas cultivadas na própria Horta Compartilhada do TJAC que são utilizadas para calmante e útil para alívio do mal-estar gástrico. A distribuição ocorreu no prédio-sede da Administração e também na Cidade da Justiça.
No dia 10 de setembro, data marcada como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, foi realizada a entrega de mudas de girassóis por meio de Drive Thru e também presencialmente ao público interno.
Além disso, foi confeccionada cartilha e enviada nos e-mails institucionais de todos do Judiciário. O documento trouxe informações para promover a saúde mental e ainda contatos dos órgãos públicos do Estado que fornecem esse atendimento especializado a quem necessitar.
Outra ação de cuidado e atenção, foram os corações amarelos fixados nas portas de entrada do prédio-sede do TJAC, com mensagens estimulando a prática de atos de solidariedade, gentiliza e cuidado com o próximo.
Assim como a doação dos saquinhos com as folhas para chás, de Capim Santo e Erva-Cidreira, a entrega dos girassóis ou mesmo os recadinhos são ações simbólicas demonstram a preocupação da administração do Judiciário por meio da Gevid em cultivar o cuidado e proporcionar qualidade de vida às pessoas que fazem parte da Justiça.