O evento ocorre na capital maranhense, São Luis, e neste ano o tema é “Justiça 4.0 – A transformação digital dos serviços do Judiciário brasileiro”
O Corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Elcio Mendes, acompanhado do juiz auxiliar da corregedoria Lois Arruda e do servidor Célio Rodrigues, participou da abertura do 87º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, na manhã desta quinta-feira, 25, em São Luis, no Maranhão.
Com o tema “Justiça 4.0 – A transformação digital dos serviços do Judiciário brasileiro”, o evento conta com a presença de magistrados e especialistas convidados e transmissão pelo Youtube da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA). Participa também do evento, a ministra Corregedora Nacional de Justiça Maria Thereza de Assis Moura e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca.
O Encoge se propõe a discutir diretrizes, uniformizar métodos e critérios administrativos e estudos acerca do aprofundamento dos temas e questões relacionadas à atividade correcional, e apresentar propostas de solução destinadas à Corregedoria Nacional de Justiça, dentre outros assuntos.
Devido à pandemia de coronavírus, todos os protocolos sanitários de prevenção à contaminação pela Covid-19 estão cumpridos e as inscrições dos assessores de corregedores foram limitadas a dois juízes auxiliares por desembargador.
Para o corregedor maranhense e presidente do CCOGE, o futuro pós-pandemia traz inúmeros desafios à Justiça e o progresso tecnológico deve estar na pauta do debate institucional, diante da necessidade dos tribunais de estarem preparados para o uso racional dos recursos tecnológicos, gestão processual e qualificação de sua força de trabalho. “Mais uma vez, temos a oportunidade de reunir o melhor de nossas forças na busca de soluções aos desafios advindos com as rápidas mudanças, a fim de assegurar uma prestação jurisdicional mais eficiente, à luz das metas nacionais e do cumprimento da Agenda 2030”, declarou o desembargador, em mensagens aos participantes.
Com informações Assessoria de Comunicação/TJMA