Fruto de parceria CIJ, por meio do Projeto Fortalecendo Vidas, Amigos Solidários e Instituto Retornar. Através dos cursos, os menores aprendem noções mínimas de informática, deixando-os aptos ao mercado de trabalho.
Solidariedade. Por meio desse sentimento nobre e união de esforços de diferentes instituições, que a Coordenadoria de Infância Juventude (CIJ), através do Projeto Amigos Solidários, conseguiu articular a inclusão de dois adolescentes, acolhidos do Educandário Santa Margarida, por meio do projeto Instituto Retornar, de âmbito nacional, que está custeando curso de informática para crianças carentes.
Através dos cursos, os menores aprendem noções mínimas de informática, deixando-os aptos ao mercado de trabalho. Atualmente, o projeto já formou mais de 30 crianças, mas a meta é continuar com turmas até o final do ano.
O coordenador do projeto “Amigos Solidários”, o policial militar Derineudo Souza, foi cedido ao Poder Judiciário do Acre, possibilitando uma maior atuação nessa ampliação do projeto dentro do programa do TJAC. Derineudo Souza destaca a importância das ações possibilitando a transformação da realidade de muitos jovens.
A coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Regina Ferrari, declara que as ações do CIJ continuam. “Reafirmo que a CIJ continua diuturnamente atuando para que possamos proporcionar uma guinada na realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social possa”, finalizou.
Desde outubro de 2021, o Projeto Amigos Solidários passou a integrar oficialmente as atividades do programa Fortalecendo Vidas, realizado por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). O projeto atua com iniciativas em diversos bairros de Rio Branco, levando desde ginástica rítmica à natação para crianças e adolescentes.