Valorizando a memória e a cultura, o Judiciário esteve no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em Recife, no dia 12 de maio, e entre os dias 16 a 20 oferta vistas guiadas, rodas de conversa e sessão de cinema, integrando a 20ª Semana Nacional dos Museus
Em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, 10 de maio, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Gerência de Acervo (Geace), integra agenda nacional de eventos pela preservação da memória e cultura da instituição. Na semana passada, entre os dias 10 e 13, ocorreu o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em Recife, Pernambuco, com a presença de representante da Justiça acreana. Já nesta semana, de 16 a 20, o Palácio da Justiça promove exposições, seminários e palestras, na 20ª Semana Nacional dos Museus.
No primeiro evento, a gerente da Geace, a servidora Ana Cunha, foi convidada para ser expositora no Painel “Promoção da cidadania, educação, cultura, acessibilidade, igualdade, inclusão e direitos humanos”, realizado dia 12. Para Cunha o momento foi uma oportunidade para trocar experiências com outros tribunais. “Foram três dias de debates e trocas de experiências das mais diversas atividades exercidas por todos os ramos da Justiça”, explicou a gerente.
O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou o Dia da Memória (10 de maio), e recomenda a promoção de um encontro anual para fomentar, divulgar e nivelar informações que precisam de atenção dos tribunais para as gestões dos documentos, memória e bibliotecas.
Dando continuidade as ações de preservação da memória e estímulo à cultura, o TJAC ainda faz parte da 20ª Semana Nacional dos Museus, realizada nos dias 16 a 22 de maio, no Centro Cultura Palácio da Justiça, em Rio Branco.
A ação inicia nesta segunda-feira, 16, com oficina de arte literária, voltada para produção de textos, das 14h às 17h, com a condução da Academia de Letras do Acre. Na terça-feira será feita uma visita guiada na Casa Museu Acre com 140 alunos do Colégio Militar Tiradentes. Além disso, a programação contém rodas de conversa e exibição do documentário “Os Soldados da Borracha”.
Veja a programação abaixo: