Alessandra Garcia Marques, Francisco Maia Guedes, Getúlio Barbosa de Andrade e Meri Cristina do Amaral ascenderam ao cargo de procuradoras e procuradores do MPAC, em cerimônia no Teatro da Universidade Federal do Acre
“Meu sentimento é de júbilo, reflete a consideração e respeito que nutro pelos senhores e pelas senhoras grandemente; por 14 anos integrei essa honrosa instituição; quis o caminho me reservar mudanças, advindo então meu ingresso no Poder Judiciário do Estado do Acre, minha nova família; (…) tenho absoluta convicção de que o mérito hoje alcançado vem de muito esforço, dedicação no dia a dia, na prestação do serviço, com responsabilidade, em cada área que Vossas Excelências tiveram a oportunidade de exercer vossas atribuições, sempre na defesa da ordem jurídica, na defesa da sociedade.”
Com essas palavras a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Waldirene Cordeiro, saudou os novos procuradores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) Alessandra Garcia Marques, Francisco Maia Guedes, Getúlio Barbosa de Andrade e Meri Cristina do Amaral, em evento de posse realizado na noite desta sexta-feira, 07, no Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC).
A cerimônia solene foi presidida pelo procurador-geral Danilo Lovisaro, na presença do corregedor-geral Álvaro Luiz, do corregedor e procurador nacional, membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do MPAC Oswaldo D´Albuquerque, do governador do Estado Gladson Cameli, do senador da República Sérgio Petecão, do presidente do TRE-AC desembargador Francisco Djalma, demais magistrados da Corte de Apelações do Estado, juízes de Direito, procuradores, promotores, entre várias outras autoridades.
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom também se fez presente, bem como o deputado estadual Pedro Longo, que, na ocasião, representou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, a defensora pública geral Simone Jaques Azambuja, a representante da OAB/AC Ana Caroline, o deputado federal Alan Rick, membros da Câmara de Vereadores, parentes, fãs e amigos dos empossados.
O procurador-geral do MPAC Danilo Lovisaro agradeceu a todos os presentes e saudou os novos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre.
“Meus parabéns, minhas felicitações. Assumiram o posto que era de merecimento a todos vocês. De direito e agora compõem o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre. (…). A caminhada até aqui certamente não foi fácil para nenhum de vocês, aqueles com menos tempo de carreira tiveram que esperar pelo menos 24 anos; (…) a esperança deve se manter viva e a abnegação também”, falou o procurador-geral do MPAC.
“O corpo funcional da Procuradoria de Justiça do Estado do Acre é brindado com profissionais de elevadíssima competência, tenho certeza e afianço, pois suas trajetórias são pontuadas por marcas indeléveis e dignas de admiração da sociedade acreana, pelo respeito e reconhecimento, porquanto sempre foram – e estão – comprometidos com as funções que sempre lhe foram conferidas”, também disse a presidente do TJAC, em seu discurso.
“Você não sabe o quanto eu caminhei”
Numa referência implícita às dificuldades percorridas pelos empossados no exercício da função pública, ainda como promotores, os novos procuradores se dirigiram ao dispositivo de honra ao som de A Estrada, música do grupo carioca Cidade Negra, que fala sobre os obstáculos que um andarilho percorre até encontrar o amor e a conexão com o lado espiritual da vida.
A canção foi interpretada pelo musicista e compositor Dito Bruzugu (Descordantes) e em um de seus momentos mais marcantes diz “você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir”, perfeita analogia para os caminhos árduos e de abnegação pessoal e familiar passados pelos empossados em suas carreiras profissionais, em prol da disponibilização de serviços públicos essenciais no Acre.