Em seu pronunciamento, a desembargadora salientou que a atividade demarca um período de conquistas e principalmente de reafirmação da instituição
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoveu nessa terça-feira, 26, palestras sobre a trajetória da instituição e a estreia da Biblioteca Virtual. O evento faz parte das festividades dos 59 anos da instituição. A desembargadora Regina Ferrari, esteve no evento representando a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro que cumpria agenda fora do estado.
Em seu pronunciamento, a desembargadora salientou que a atividade demarca um período de conquistas e principalmente de reafirmação da instituição cuja principal missão é ser guardiã da democracia, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da implementação das igualdades e guardião também do estado democrático de direito.
“Contudo, é uma instituição aliada ao povo, de gente comum, filha da democracia e construtora de uma sociedade justa e fraterna. O MP sempre está presente e parceiro. O TJAC com muita honra agradece as parcerias. Que possamos implementar os direitos com justiça e semeando a paz social. O TJAC aplaude essa trajetória exitosa que mantém o Ministério Público acreano. São 59 anos de luta e proteção aos que mais precisaram”, disse.
Na oportunidade, a magistrada declamou o poema “Tratado de Passarinhos”, de Manoel de Barros.
Para compor um tratado de passarinhos
É preciso por primeiro que haja um rio com árvores e palmeiras nas margens.
E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras.
E que haja por perto brejos e iguarias de brejos.
É preciso que haja insetos para os passarinhos.
Insetos de pau sobretudo que são os mais palatáveis.
A presença de libélulas seria uma boa.
O azul é muito importante na vida dos passarinhos
Porque os passarinhos precisam antes de belos ser eternos.
Eternos que nem uma fuga de Bach”
O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento destacou que o dia 26 julho representa um marco na história do MP e do Acre.
“É uma imensa satisfação estar neste momento representando o Ministério Público do Estado do Acre como procurador-geral de Justiça. O MPAC existe desde 1963 e é um ator fundamental para o desenvolvimento do Estado do Acre e para a consolidação da democracia e de uma sociedade justa e igualitária, onde todos os cidadãos devem ter os seus direitos respeitados”, ressaltou.
Além de membros e servidores do MPAC, a solenidade contou com a participação do governador do Acre Gladson Cameli, representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.
Durante o evento, foi concedida uma homenagem ao procurador de Justiça aposentado, Durval Vieira Maia, pelos relevantes serviços prestados e inestimável contribuição para o desenvolvimento da instituição.