Desembargadora Waldirene Cordeiro foi homenageada pela presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina, na Ordem Grã-Cruz
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, recebeu na manhã desta terça-feira a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, na Ordem Grã-Cruz, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).
A homenagem havia sido concedida em 9 de dezembro de 2021, por videoconferência. Com a presença da presidente do tribunal acreano no Inova Norte, evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na cidade de Belém, a presidente da Corte de Justiça do Pará, desembargadora Célia Regina, realizou a entrega presencial da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário.
Instituída pela Resolução nº. 008/2005, de 01 de junho de 2005, a insígnia é outorgada por decisão unânime dos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense em quatro graus que compõem a Ordem: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Na ocasião, a desembargadora-presidente do TJAC foi agraciada com a honraria no grau de Grã-Cruz, que é o grau máximo.
“Tive a honra de aqui estar nessa cidade tão querida, fazendo mestrado e meu consorte estava à frente do Banco da Amazônia. Foi uma honra sem medida estar aqui no Estado do Pará. Para mim é de extrema felicidade, é uma honraria muito grande. Primeiro porque estou em casa. Aqui eu tenho fortalecido muitos amigos e amigas que construíram a minha história enquanto desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre. Eu sou muito grata a cidade de Belém, as pessoas de Belém que me acolheram aqui com muito carinho, muito amor e dedicação. Eu estou extremamente grata ao Tribunal de Justiça do Pará que referendaram a indicação do meu nome para essa homenagem. Estou até sem palavras. Muito obrigada por todo esse apoio que sempre recebi”, falou a desembargadora Waldirene Cordeiro.
Na escolha dos homenageados, de acordo com a Resolução nº. 008/2005, são considerados “os inestimáveis serviços prestados ao povo e ao Estado do Pará por aqueles que, numa labuta profissional incessante na busca do desenvolvimento neste Estado, de forma desprendida de qualquer interesse pessoal, competência técnica e postura ética, enobrecem e servem de exemplo a todos”.
Ainda conforme a Resolução nº. 008/2005, a condecoração atende ao dever do Poder Judiciário de “tornar público seu reconhecimento àqueles que muitas vezes com sacrifício pessoal, merecem a gratidão e admiração do povo e do Judiciário paraense, pelo empenho em favor das causas públicas”.
Já a desembargadora Céloa Regina de Lima Pineiro, presidente do TJPA, discorreu sobre a trajetória de vida e a amizade que nutre pela magistrada acreana.
“Hoje com alegria recebemos vossa excelência e lhe outorgamos a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Pará no Grau Grã-Cruz. À frente do Judiciário do Acre sua gestão vem se notabilizando pelo incentivo à valorização do quadro funcional, melhorias nos processos de governança e desenvolvimento de pessoas. Essa homenagem trata-se de reconhecimento da sua trajetória na construção de um legado digno, competente e perseverante em busca da excelência na magistratura. E aqui digo da grande amizade da grande admiração que nutro por vossa excelência. E é nessa troca que conseguimos dar vida ao trabalho e se fortalecer a cada dia junto a todos. Desembargadora Waldirene desejo que sua longa trajetória que prima pelo zelo e humildade continue sendo reflexo de competência, sensibilidade e representatividade feminina”.