O Consepre tem colaborado com o incentivo ao intercâmbio de boas práticas entre as instituições do Poder Judiciário brasileiro
Cumprindo agenda em Brasília (DF), a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro e o juiz auxiliar da Presidência, Leandro Gross, participaram da I Cerimônia de Reconhecimento promovida pelo Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) nesta quarta-feira, dia 24.
A desembargadora Waldirene Cordeiro exerce o cargo de secretária de Cultura do Consepre. Deste modo, a solenidade realizada no Brasília Palace Hotel concedeu medalhas de reconhecimento homenageando os indicados pela Comissão de Honrarias da Consepre.
O presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, destacou a importância das ações desenvolvidas neste biênio: “o legado deixado e a história que os senhores construíram em seus devidos tribunais eleva as responsabilidades daqueles que virão”. Considerando que se trata de uma entidade muito recente, visto que o Consepre foi criado em novembro de 2021, essa primeira gestão solidificou um marco histórico institucional, que tem simbolizado o fortalecimento da representatividade e amadurecimento da magistratura nacional.
A medalha
A Medalha de Reconhecimento do Consepre foi criada em 31 de maio de 2022. Conforme a normativa, essa será concedida aos cidadãos ou às entidades, cujos trabalhos ou ações junto à Justiça Estadual mereçam especial destaque pelas atividades ou contribuições marcadas pela continuidade, tornando-se relevantes no apoio aos objetivos específicos da Justiça Estadual; aos cidadãos ou às entidades que tenham desenvolvido esforços para elevar à Justiça Estadual junto à sociedade em geral e a outras organizações, desenvolvendo relações de amizade, camaradagem e compreensão entre as mesmas; e às personalidades e autoridades de conduta e reputação ilibada que tenham uma destacada atuação em áreas afins com as finalidades e os propósitos da atuação da Justiça Estadual e que, por suas ações, as credenciem a esse reconhecimento.
Os agraciados foram:
- Lourival Almeida Trindade, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia;
- Lourival de Jesus Serejo de Souza, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão;
- Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco;
- Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
- Gilson Soares Lemes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais;
- Voltaire de Lima Moraes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul;
- Ricardo José Roesler, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina;
- Romeu Gonzaga Neiva, presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.