Conduzida pela gerente de Acervos, Ana Cunha, os estudantes conheceram a Ditec, o Centro Médico, a Horta compartilhada e o Tribunal Pleno.
Vinte e cinco jovens do programa Radioativo participaram de uma visita guiada nas dependências do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nesta quarta-feira, 31. A visitação foi conduzida pela gerente de Acervos, Ana Cunha, e os servidores Breno Cavalcante e Odson Moreira, da Escola do Poder Judiciário (Esjud).
Os estagiários iniciaram a programação conhecendo a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). Recebidos pelo diretor da Ditec, Afonso Evangelista, que explicou o funcionamento do campo da informática no Poder Judiciário falando de segurança, manutenção e assistência técnica em geral.
Em seguida, os estudantes conheceram o Centro Médico, a academia e consultório médico. A gerente de Qualidade de Vida Milene Moura os recebeu e apresentou os profissionais de enfermagem, psicologia e odontologia, além do espaço da Horta Compartilhada. Dando continuidade ao passeio guiado, os jovens conheceram o ambiente do Tribunal Pleno, a Galeria dos Presidentes e a sala da juíza-auxiliar da Presidência Andrea Brito. Ainda na sede do TJAC, conheceram a sala de assessoria de comunicação, o estúdio de rádio onde são gravadas as matérias e spots para divulgação de campanhas. Em seguida, os estudantes seguiram para visitação guiada no Centro Cultural Palácio da Justiça.
A responsável pela Gerência de Acervo, Ana Cunha falou sobre a importância da vista guiada no sentido de iniciar a ambientação dos estagiários. “É importante pra que eles conhecem o início das rotinas, onde cada processo se desdobra, quem eles podem se dirigir pra resolver alguma questão, ou seja, saber os caminhos e não sentirem estranhos. Esse acolhimento é importante pra que eles comecem a se sentir como parte da instituição”, finaliza.
A estudante Ana Beatriz Silva Pessoa, tem 19 anos, tem sua primeira experiência de estágio no TJAC e está animada com a oportunidade. “Estou animada e gostando da experiência de conhecer o ambiente do Tribunal de Justiça, que eu não conhecia. Agradeço aos desembargadores pela oportunidade, através do Projeto Radioativo”, concluiu.
Igor do Nascimento de Almeida, tem 15 anos, sua primeira oportunidade de trabalho também por meio do Projeto Radioativo. Filho único, ele mora com pai e mãe no Segundo Distrito da capital, revela que a partir de agora a rotina vai ser corrida em conciliar trabalho e escola, mas quando perguntado se está contente com esse momento, prontamente responde “quem não estaria?”. Nascimento conta ainda que a renda vai ajudar em casa e manda um recado aos jovens que buscam uma oportunidade como ele. “É uma ótima oportunidade pra mim e para o meu futuro também. Eu digo que se tiverem uma grande oportunidade como a que eu tenho, não desistam”, completa.
Radioativo
O programa Radioativo surgiu em 2019, a partir de uma parceria entre o TJAC e a FIEAC. Ele tem por objeto a qualificação profissional por meio de cursos de aprendizagem, ofertados pelo Senai e Senac, buscando a inclusão de jovens do Sistema Socioeducativo do Estado do Acre, adolescentes sob medida proteção, isto é, em situação de acolhimento institucional e/ou vulnerabilidade social.
O programa visa o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades socioemocionais, essenciais para o momento que eles enfrentam na vida pessoal e adequado para o momento profissional de inserção no mercado de trabalho. Deste modo, há uma construção de uma rede intersetorial nas capacitações.
Considerando o desafio do cumprimento da cota de aprendizagem por parte do empresariado acreano – estabelecida na Lei da Aprendizagem (Lei n° 10.097/2000) e Decretos Federais n° 5.598/2005 e n° 9.579/2018 , fez-se necessário o desenvolvimento de ações de sensibilização do setor, destacando-se não apenas a relevância e o impacto social da prática da aprendizagem, mas os ganhos na qualificação e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho.
O sucesso alcançado com a primeira edição em 2019, levou a institucionalização do Radioativo como programa social do TJAC, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude. Além de contribuir para o aperfeiçoamento da Justiça, a incorporação do projeto possibilita a oportunidade de se cooptar mais entidades parceiras, o que proporciona resultados muito positivos para o desenvolvimento da cidadania ao público atendido.