O novo atendimento vai incentivar que mais acordos sejam firmados, ou seja, solucionando os problemas sem processos judiciais
Na manhã desta quinta-feira, dia 4, os integrantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) se reuniram com a presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, e sua equipe para articular a instalação de um posto avançado da instituição no Fórum dos Juizados Especiais.
A proposta é reduzir a demanda processual do Cejusc por meio de acordos. Para tanto, também foi realizada reunião com a Energisa, Latam, Gol e Vivo (que são as maiores demandadas em relação aos direitos do consumidor) na última semana de julho, com o objetivo de fortalecer as conciliações.
“Assim como acontece com a Energisa, que tem o Expressinho instalado para o atendimento voltado às conciliações, o Procon também vai instalar seu posto na Cidade da Justiça de Rio Branco e outro em Cruzeiro do Sul. O atendimento inicial será feito com dois conciliadores do Procon”, destacou o juiz Alex Oivane.
O Poder Judiciário já tinha parceria formalizada com o Procon/AC, agora a ideia é ampliar a garantia de direitos e oportunizar facilidades para o cidadão. A pacificação social pode ser alcançada de forma ágil e com economia de recursos por meio da conciliação.