O curso terá duração de 40 horas/aula e será desenvolvido aos profissionais de Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul e regiões.
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, participou nesta quinta-feira, 4, da abertura do curso “Técnicas Operacionais da Polícia Judiciária”. A atividade acontece na Escola do Poder Judiciário (Esjud).
Cinquenta agentes serão capacitados em todo o Estado do Acre. O curso terá duração de 40 horas/aula e será desenvolvido através de dois módulos aos agentes lotados em Rio Branco e região, um módulo para os profissionais lotados em Brasiléia e região e outro módulo para os agentes de Cruzeiro do Sul e adjacências.
Ao desejar boas-vindas aos participantes, a desembargadora-presidente agradeceu o empenho dos profissionais e ressaltou que o aprendizado e capacitação são essenciais para o bom funcionamento da Justiça, especialmente, na proteção e segurança dos membros e servidores.
A atividade, que também conta com a participação de dois agentes de segurança do Tribunal Regional Eleitoral do Acre e dois da Justiça Federal, será ministrada por três agentes judiciários do TJAC que participaram do Curso de Formação da Polícia Judicial, pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Eles irão disseminar os conhecimentos adquiridos.
O chefe da Assessoria Militar do TJAC, major Aguiar, explicou que o sistema de segurança do Poder Judiciário está sendo estruturado para haver formação unificada em todos os tribunais para que ação e tipos de procedimentos, em qualquer missão no Brasil, sejam iguais.
Na oportunidade, ele agradeceu a administração do TJAC e falou da importância da capacitação.
A Polícia Judicial é o serviço auxiliar do Poder Judiciário responsável pela segurança institucional dos órgãos de Justiça, previsto pelo artigo 96 da Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelo CNJ na Resolução CNJ n. 344/2020.