Brincadeiras, músicas e acordes trazem alegria para a rotina das crianças, que aprendem a ter mais harmonia em seus dias
Todas as quartas-feiras são ofertadas aulas de violão para as crianças do Educandário Santa Margarida. A ação é parte do projeto “Arte do Ser” da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
A atividade é conduzida pelo servidor do TJAC, capitão Julimar Oliveira. Ele atua na Assessoria Militar (Asmil), mas fora do expediente de trabalho e sem sua farda, tem na música não só um hobbie, mas um compromisso, pois também é músico na igreja em que congrega e agora no programa social.
O dedilhado, a partitura e a afinação do violão desafiou os quatro primeiros alunos. Na aula, todos esquecem que estão ali por causa de problemas em suas famílias e ficam concentrados em tirar o som do instrumento. Cada acerto é recompensado com sorrisos, que viram estrofes, que sintonizam uma nova música para a vida de cada um.
Além do violão, o coral “Filhos da Esperança” é outra atividade lúdica e coletiva do projeto Arte de Ser, com agenda definida na rotina da entidade. A música tem estimulado o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, despertando para criatividade e harmonia.
A desembargadora Regina Ferrari, coordenadora do CIJ, destacou o valor da musicalização infantil para o público atendido: “aquece nosso coração toda vez que eles apresentam uma musiquinha pronta. As atividades multissensoriais potencializam a concentração, o convívio e traz alegria para a rotina”.