A celebração do casamento coletivo será realizada no dia 9 de dezembro no ginásio do Instituto Imaculada Conceição
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, ofertou 300 vagas para o próximo casamento coletivo e devido à grande procura, as inscrições se encerraram na manhã desta terça-feira, dia 18.
O atendimento ocorreu no Fórum Barão de Rio Branco. Um dos casais inscritos foi o Edileudo Passos e Giglineia Soares. Ao falar sobre o casamento, a noiva disse que fica com vontade de chorar, porque é a realização de um sonho. Imediatamente seu sorriso é correspondido por Edileudo e a felicidade do momento traduz o simbolismo da união destes, que já estão 12 anos juntos e tem duas filhas.
Essa edição na capital acreana encerra o calendário do Projeto Cidadão para este ano de 2022. Foram realizadas oito edições e 750 casais foram unidos por meio do casamento coletivo do projeto social. A desembargadora Eva Evangelista, coordenadora do projeto, salientou o apoio da atual gestão e da Corregedoria da Justiça, que junto aos parceiros promovem ações que olham para os direitos difusos da sociedade acreana.
“No ano de 2022, pós-pandemia, conseguimos retomar o Projeto Cidadão em sua amplitude. Mais do que isso, conseguimos implementar o convênio com o Ministério da Justiça, a Plataforma Mais Brasil, então alcançamos mais pessoas, fomos mais longe, atendemos na zona rural e urbana, ainda aos indígenas e ribeirinhos, o que é nosso orgulho levar cidadania, o acesso a políticas públicas e o acesso a Justiça para as diferentes realidades do Acre”, ressaltou a decana da Corte.
A supervisora do Projeto Cidadão, Lenice Lima, disse que já no primeiro dia foram realizadas 237 inscrições, restando apenas 63 para o segundo dia. “As inscrições para o casamento coletivo foram encerradas com um recorde de atendimentos em apenas dois dias. Foi um sucesso e com certeza se tivéssemos mais vagas, teriam sido preenchidas”, finalizou.
A celebração do casamento coletivo será realizada no dia 9 de dezembro, às 16 horas, no ginásio do Instituto Imaculada Conceição.