O objetivo do gestor municipal e da parlamentar foi demonstrar apoio à causa da violência doméstica e familiar, bem como de contribuir para o fortalecimento das atividades do Projeto Cidadão
A coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV) do TJ, desembargadora Eva Evangelista, recebeu em seu gabinete, na sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na sexta-feira, 2, o prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim e a deputada Estadual Meire Serafim que ofereceram apoio no fortalecimento de ações inerentes à violência doméstica e familiar bem como nas futuras edições do Projeto Cidadão.
A desembargadora, que também é coordenadora do Projeto Cidadão, expressou contentamento com a manifestação de apoio do gestor municipal e da deputada estadual tanto à causa da violência doméstica e familiar como às atividades do Projeto Cidadão.
Na visita, o prefeito e a deputada colocaram o município de Sena Madureira e o mandato da deputada federal eleita à disposição da Coordenadoria da Mulher do TJ e do Projeto Cidadão mediante proposta de ações conjuntas em benefício da mulher dilacerada pela violência que envolve os filhos, atinge as famílias e se espraia pela sociedade.
A decana da Corte de Justiça acreana também destacou a importância de estimular a formação e implementação dos grupos reflexivos nos municípios, destinados a homens agressores. A iniciativa dos grupos reflexivos encontra amparo na Lei Maria da Penha, instituída em 2006, que completou 16 anos no mês de agosto. No Artigo 35, recomenda que Estados e os Municípios poderão criar e promover centros de educação e de reabilitação para os agressores. A conversa evoluiu para o traçado de alguns parâmetros, por exemplo, “estabelecer uma forte rede de proteção à mulher nos municípios, que possa se auto gerir e dos grupos reflexivos, pois necessário atender e cuidar não somente a mulher, mas também o agressor”, finalizou a magistrada.
O prefeito de Sena Madureira falou sobre o apoio à luta contra a violência doméstica e familiar, doando um imóvel para a construção de uma casa de apoio para vítimas, de mesmo modo, contribuir para as futuras ações do Projeto Cidadão naquele município. “Viemos oferecer apoio com a proposta de doação de um terreno em Sena Madureira para construção de uma casa de apoio para mulheres, que é um sonho do povo da regional Purus, como do povo acreano”, concluiu.
A deputada estadual Meire Serafim considerou a reunião de forma otimista e disponibilizou sua atuação parlamentar para a prevenção, enfrentamento e combate à violência contra a mulher. “Avalio (a reunião) como positiva. Estou muito feliz pra destinar recursos de emendas parlamentares para a casa de apoio, que será de grande importância para a região do Purus. Estamos à disposição para abraçar essa causa (violência doméstica), pois sabemos da urgência de cada mulher que sofre agressão e vamos trabalhar pra poder ajudar as que mais precisam”, finalizou a parlamentar.