Foram doados vários equipamentos de informática para colaborar com cursos profissionalizantes aos internos da a unidade socioeducativa
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, e o presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), coronel Mário Cesar, assinaram nesta segunda-feira, 12, termo de doação de equipamentos de informática para a unidade socioeducativa.
Foram doados pelo TJAC monitores, CPU’s, impressoras, mouses e teclados. Os equipamentos são frutos de parceria entre o TJAC e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) quando, na gestão da desembargadora Regina Ferrari à frente ao órgão eleitoral, foram doados ao TJAC, porém, como a atual Administração do TJAC adquiriu novas máquinas, os computadores foram remanejados para contribuírem em cursos aos internos do ISE.
Participaram da assinatura do termo da desembargadora Regina Ferrari, que hoje é coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, e a diretora da Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC), Ana Paula Viana.
A desembargadora-presidente destacou que a Administração do TJAC se sente satisfeita em realizar a doação das máquinas ao ISE sabendo que ajudará muitos dos internos a terem cursos profissionalizantes.
“O TJAC se sente gratificado em poder fazer parte desse projeto do ISE levando qualificação para esses jovens, isso é motivo de orgulho. É uma forma de colaborarmos nesse processo de novo caminho deles para, quando saírem da unidade, poderem concorrer no mercado de trabalho”, disse a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro.
O ISE oferta cursos variados na área da informática aos adolescentes, dando a estes condições de uma qualificação.
A desembargadora Regina Ferrari, salientou a importância dos privados de liberdade terem as condições de estudarem e terem cursos profissionalizantes.
“Sabemos que o ISE tem realizado projetos em parceria com outras instituições a fim de garantir a esse público a oportunidade de ter uma boa educação, assistência em saúde, acesso a cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas. Estamos felizes em fazer parte desses projetos”, ressaltou.
O coronel Mário César, presidente do ISE, agradeceu a doação. “É uma forma de podermos mobilizar a nossa unidade de internação que não dispõe de laboratório de informática. Poderemos dar o mesmo tratamento aos nossos internos em relação ao curso à distância aqui em Rio Branco, Brasileia, Feijó e Cruzeiro do Sul”, completou.
Segundo ele, vai melhorar a disponibilidade de curso e a melhoria da qualificação da profissionalização que tem como foco para esses adolescentes.
“Eles têm ensino formal e a educação profissionalizante. Estamos muito focados nessa educação para dar alternativa a eles quando terem a desinternação. Que saiam com conhecimento. Aprendendo algum ofício e que possam conseguir um emprego e seguir suas vidas”, finalizou