Ação, prevenção e inteligência – a Assessoria Militar trabalha para a manutenção dos padrões de conduta e segurança do Poder Judiciário do Acre
A atual gestão administrativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou a entrega de uma viatura para Polícia Judicial de Cruzeiro do Sul nesta quinta-feira, 27. O ato materializa a valorização do contingente para o melhor desempenho de suas funções e aprimoramento da segurança institucional.
A Polícia Judicial utiliza o transporte para a realização de diligências e trabalho preventivo. Dentre as atividades realizadas destaca-se os deslocamentos com oficiais de Justiça, escolta de magistrados, rondas, atendimento a ocorrências, escolta de material bélico entregue ao Exército e outras missões pontuais.
Em dezembro de 2022, foi realizada a entrega de uma viatura para o atendimento na capital acreana. Assim como o veículo entregue no Juruá, a camionete é nova, sendo concedida caracterizada para sua finalidade, ou seja, com adesivo e giroflex.
Durante o biênio 2021-2023, outros investimentos podem ser destacados, como os uniformes táticos, equipamentos de proteção e bandeiras. Também foram empregados recursos na manutenção do circuito fechado de monitoramento das instalações prediais do tribunal, construção da sala segura para a unidade e capacitações.
Contudo, para o assessor-chefe militar, major Luis Aguiar, o aporte mais significativo foi a adequação à Resolução n° 223/2018, normativa que instituiu o porte de arma de fogo para os agentes, deste modo, foram compradas armas de fogo e munições, que deflagraram o surgimento de um novo cenário para o serviço.