Associação dos Magistrados do Acre tem como presidente, para o Biênio 2023-2025, o juiz Gilberto Matos; ele contará com a juíza Zenair Bueno, como 1ª vice-presidente, e o juiz Alesson Braz, como 2º vice-presidente
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, prestigiou na manhã desta sexta-feira, 10, a posse da nova comissão gestora da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) para o Biênio 2023-2025, em cerimônia realizada na sede do Palácio da Justiça, Centro Cultural do Poder Judiciário acreano.
Além da desembargadora-presidente também prestigiaram o ato o vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista; a decana da Corte Judiciária, desembargadora Eva Evangelista; os desembargadores Júnior Alberto (ouvidor) e Laudivon Nogueira; o procurador de Justiça Celso Jerônimo (MPAC), o deputado Pedro Longo (representante da Assembleia Legislativa do Estado do Acre); a defensora-geral Simone Azambuja Santiago (DPE) e o presidente da OAB/AC, o advogado Rodrigo Aiache.
Também se fizeram presentes ao ato assessoras, assessores, magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário acreano; bem como amigos e familiares dos empossados.
Foram empossados o juiz de Direito Gilberto Matos, no cargo de presidente; a juíza de Direito Zenair Bueno, no cargo de 1ª vice-presidente; bem como o juiz de Direito Alesson Braz, no cargo de 2º vice-presidente. A transmissão de posse foi feita pelo juiz de Direito Fábio Farias, que até então ocupava a presidência da Asmac, após a nomeação da ex-presidente da entidade, a juíza de Direito Zenice Mota, como auxiliar da Ministra do STF Cármen Lúcia.
A desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari, parabenizou o novo presidente da Asmac, ressaltou a importância do papel desempenhado pelo Poder Judiciário em benefícios aos cidadãos e do comprometimento da magistratura com as demandas da sociedade.
“Hoje é um dia de extrema importância para o Judiciário do Acre, pois representa a continuidade de uma jornada de consolidação de uma instituição que desempenha um papel fundamental. A sociedade confia em nós para garantir a Justiça, a segurança e a proteção dos direitos de todos. Nós somos a esperança de muitas pessoas. Muitos confiam em nossos esforços para a solução de suas demandas. E é por isso que nós temos que estar sempre atentos à nossa missão e comprometidos com nossos serviços, buscando manter a integridade e o nosso melhor em prol dos nossos cidadãos”, disse a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari.
Antes de transmitir o cargo ao novo presidente da Asmac, o juiz de Direito Fábio Farias fez um breve resumo das atividades realizadas durante a gestão do Biênio 2021-2023, destacando, em especial, os esforços empreendidos pela cúpula diretiva da entidade durante a pandemia da covid-19.
“Agradeço pela experiência de representar a magistratura. Desejo sucesso aos valorosos magistrados (que assumem a direção da entidade), tenho certeza que a Asmac está em boas mãos. Que a Asmac continue viva, fortalecendo e defendendo nossa classe. Gostaria de citar aqui uma frase de Epíteto, o filósofo estóico do período romano. E dedicá-la especialmente ao meu grande amigo Gilberto, pessoa de valorosa estima. ‘Mantenha o rumo com bom ou mal tempo, sempre – o que for que aconteça ao seu redor – faça o melhor que estiver ao seu alcance. E aceite o resto como vier’”, asseverou Fábio Farias.
O novo presidente da Asmac, o juiz de Direito Gilberto Matos, agradeceu a Deus, à família e aos colegas da magistratura pela confiança para o exercício do cargo. Ele prometeu exercer o cargo de maneira republicana, prezando sempre pelo diálogo interinstitucional e a ordem democrática.
“Quando vários colegas sugeriram meu nome para suceder a atual gestão, eu encampei a ideia com confiança e otimismo, principalmente porque tenho ao meu lado um destemido time. Tenho orgulho de reunir esse time. Como agentes políticos e servidores que somos, a razão de nossas atuações é a população. Faremos isso mediante diálogos francos e transparentes. Ou seja, de viés republicano. Acreditamos na possibilidade de convívio harmonioso entre as instituições e Poderes, tendo por Norte valores como o bem comum, o fortalecimento das instituições democráticas e a prevalência da liberdade e da moralidade”, destacou o presidente da Asmac para o Biênio 2023-2025.