Capacitação proporcionada pela Escola do Poder Judiciário contribui diretamente para o exercício efetivo das funções de gestão administrativa e judiciária
Em mais uma etapa do Curso de Formação Inicial, os novos integrantes da magistratura acreana participaram da disciplina “Prática na Jurisdição – Juizados Especiais”, ofertada e supervisionada pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud).
As juízas e juízes de Direito substitutas(os) conheceram as unidades que são a porta de entrada do Judiciário Estadual. Criados pela Lei nº 9.099/95, os Juizados podem ser descritos como o lado mais cidadão da Justiça, uma vez que visam à garantia da solução de conflitos de modo mais simples e rápido.
A facilitadora foi a juíza de Direito Evelin Bueno, titular do Juizado Especial Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Cruzeiro do Sul, que explicou o teor da aula. “Tivemos diálogos sobre as atividades do dia a dia, a respeito dos procedimentos, mecanismos, da necessária humanização no atendimento às partes. Ao final, uma visita ao prédio dos Juizados Especiais e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde as juízas e juízes puderam conhecer de perto o contexto da atividade judicial”, disse.
A capacitação proporcionada pela Esjud contribui diretamente para o exercício efetivo das funções de gestão administrativa e judiciária, com atividades de cunho teórico-prático.
Juiz de Direito substituto, Mateus Santini fez uma avaliação sobre a disciplina, assinalando o processo de aprendizagem dos cursistas. “O encontro foi extremamente proveitoso. A partir da vasta experiência profissional da doutora Evelin no âmbito dos Juizados Especiais, foram abordados roteiro prático e técnica procedimental, bem como aplicada simulação de casos que nos permitiram apreender conceitos que propiciem melhorar a organização do trabalho e imprimir celeridade no andamento do processo”, afirmou.