Desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJAC, e desembargador Luis Camolez, vice-presidente, também visitaram local da obra de construção do novo fórum
A enchente que atingiu a cidade de Brasileia e afetou cerca de 9 mil pessoas, deixando mais de 8 mil desabrigados, inundou várias residências, comércio e prédios públicos, entre eles, o Fórum Dr. Evaldo Abreu de Oliveira. Neste sábado, 1º de abril, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, junto ao vice-presidente, desembargador Luis Camolez, esteve com a equipe fazendo vistoria no local.
Acompanharam a visita, o juiz de Direito e diretor do Foro da Comarca de Brasileia, Clóvis de Souza Lodi – que junto aos servidores e servidoras, fez a retirada dos móveis e equipamentos do prédio antes de ele ser tomado pelas águas – bem como a juíza e diretora do Foro de Epitaciolândia, Joelma Ribeiro Nogueira, e o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Gilberto Matos.
Todos os móveis e equipamentos foram retirados do prédio. Depois de vistoriar o local, a presidente do TJAC deliberou algumas providências a serem tomadas a partir de segunda-feira, 3. Segundo ela, serão necessárias algumas medidas para que as servidoras e servidores voltem a trabalhar no ambiente que será utilizado até a obra da nova sede da Comarca ser concluída.



Em seguida, a presidente e o vice-presidente foram até a área onde será construído o novo prédio, acompanhados dos magistrados, bem como da diretora Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC), Ana Paula Carrilho, a diretora de Informação Institucional, Andréa Zílio, a chefe da Assessoria Militar, tenente-coronel Alexsandra Rocha, o gerente de Instalação (GEINS), Gustavo Henrique Ferraz, e técnicos do TJAC.
Com o terreno já todo cercado para preparação e início das obras, os representantes da empresa responsável pela construção, junto a equipe da Secretaria de Obras Públicas (Seop) do Governo do Estado, coordenada pelo diretor de Projetos, Esterferson Rocha, reuniram com a presidente e vice-presidente para tratar do realinhamento do cronograma de obras, devido ao ocorrido no município.
“Estamos muito atentos a essa dificuldade do que estamos vivendo e de que teremos de rever os prazos da obra. Já demandei algumas providências a serem feitas no prédio atual do Fórum para que as servidoras e servidores tenham um local digno para trabalharem e receberem os cidadãos que nos procuram em busca de um serviço eficiente e célere”, disse a desembargadora Regina Ferrari.
O vice-presidente agradeceu o empenho das servidoras e servidores diante do ocorrido, bem como do juiz Clóvis Lodi, que não mediram esforços para tirar os móveis e equipamentos a tempo, antes das águas invadirem o fórum. Ele também reforçou a importância da atualização do cronograma.
“Sabemos da responsabilidade dos senhores e temos a certeza que todos se esforçarão para que a obra seja executada e concluída com qualidade e com a maior agilidade possível, respeitando as condições do que estamos vivendo”, ressaltou o desembargador Luis Camolez.
O juiz de Direito, diretor do Foro, Clóvis Lodi, agradeceu a visita e vistoria da Administração do TJAC e ressaltou a importância da agilidade nas providências para que as servidoras e servidores possam desempenhar suas atividades. Ele também agradeceu a atenção e apoio da gestão aos cidadãos de Brasileia diante da enchente
O diretor de Projetos, Esterferson Rocha, também ressaltou o compromisso com a obra que será executada pelo Governo do Estado, por meio de um Termo de Cooperação. “Estamos em diálogo permanente com a empresa acerca dessa obra, que é fruto de parceria, e o governador tem dado Ênfase ao fortalecimento das instituições, e temos como prioridade o melhoramento das instalações do Judiciário”, frisou.
Segundo os responsáveis pela empresa, na próxima semana será feito um realinhamento do cronograma de obras, e se tudo correr bem, a meta é entregar o novo prédio do fórum ainda este ano.

